Histórico

A primeira sessão da Câmara Municipal de São Carlos data de 15 de setembro de 1865. Foi o Major Joaquim Roberto Rodrigues Freire o seu primeiro presidente. Como não havia um prédio para sediar os trabalhos, os vereadores foram empossados na residência do Tenente-Coronel Antonio Carlos de Arruda Botelho. Era ainda a Vila de São Carlos do Pinhal e a Câmara funcionou em residências até ocupar seu primeiro prédio oficial em 22 de outubro de 1884. A ata da sessão inaugural trouxe agradecimentos ao Major João Batista de Arruda, à sua viúva,Dona Cândida Maria Pureza e a Carlos Augusto do Amaral "que por longos e sucessivos anos emprestaram suas casas para as sessões do Júri".

O primeiro edifício da Câmara localizava-se na Praça Coronel Salles fazendo frente com o atual São Carlos Clube. Permaneceu ali até 1921, ano em que foi adquirido o palacete onde residiu o Conde do Pinhal, que então passou a sediar o Legislativo.

Um total de 36 Mesas Diretoras conduziram os trabalhos até a dissolução da Câmara em julho de 1937, pelo Estado Novo. Na ocasião era presidente o Dr.Ernesto Pereira Lopes.

As atividades ficaram suspensas até o início do ano de 1948. Ao serem restabelecidas as instituições democráticas, havia um novo Regimento Interno e 27 vereadores, destacadas figuras da sociedade local.

A mudança para o atual prédio se deu em 1952, quando era presidente o Dr.Aldo de Cresci. Antes da Câmara ocupar o "Edifício Euclides da Cunha",na Praça Coronel Salles, nele funcionaram a cadeia pública e o Fórum da Comarca.

A denominação do prédio, decidida em 1960, foi uma homenagem ao autor de "Os Sertões", que residiu na cidade na época em que o prédio foi construído (1900). Euclides da Cunha acompanhava,como engenheiro do Estado, a construção do prédio do Grupo Escolar "Coronel Paulino Carlos". Por um curto período, a sede da Câmara abrigou também o Museu Histórico e Pedagógico "Cerqueira César".

Nos anos 60, o Regimento Interno (conjunto de normas que regem o funcionamento da Casa) foi elaborado coma colaboração do Dr. Hely Lopes Meirelles, então Juiz de Direito em São Carlos. O ordenamento serviu de modelo para similares em diversas Câmaras Municipais do país.

O prédio da Câmara passou por um trabalho de restauração em 1995 e o atual Regimento Interno foi elaborado em 1998 (Resolução No.206).