Solenidade comemorou 40 anos do Grupo Escoteiro São Carlos 251-SP

Em sessão solene presidida pela vereadora Laíde Simões, a Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (6), no  Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas”,do Instituto de Física de São Carlos (USP), uma sessão solene comemorativa aos 40 anos do Grupo Escoteiro São Carlos 251-SP.

Na oportunidade, o vereador Marquinho Amaral, orador oficial da solenidade,destacou a trajetória do Grupo Escoteiro e enalteceu o trabalho realizado na  formação de jovens engajados em construir um mundo melhor mais justo e mais fraterno.  “Nestas quatro décadas, gerações de são-carlenses encontraram nesse Grupo um porto seguro na obtenção de ensinamentos de grande importância para a vida toda”, afirmou o vereador, assinalando q ser “um privilégio apoiar todos os seus participantes e refirmar a cada instante a grandeza desse admirável movimento de alcance mundial” .

Marquinho reverenciou a memória do vereador e ex-presidente da Câmara, Dorival Mazola Penteado , grande incentivador do escotismo em São Carlos. “O ideal do Mazola segue vivo no entusiasmo de cada um dos que dão continuidade a seu legado de amizade, de caráter, lealdade e companheirismo”, frisou.

A cerimônia contou com presença de Carlos Alberto Caromano, diretor de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal, representando o prefeito Airton Garcia e de  Marco Aurélio Penteado, diretor presidente do Grupo Escoteiro São Carlos 251-SP.

O Grupo foi fundado em 2 de dezembro de 1979 como nome de Grupo Escoteiro Padre João Carlos. Na ocasião, seminaristas que atuavam com jovens e crianças da Catedral de São Carlos, juntamente com algumas pessoas da sociedade de São Carlos, se reuniram e fundaram o Grupo Escoteiro, que inicialmente utilizava a dependência da Catedral para as atividades semanais e reuniões com os pais.

Com a grande procura de pessoas de outras religiões, o Grupo conseguiu um novo espaço e teve seu nome alterado em 1983. As seções do grupo são mistas e hoje possui 2 Alcateias (6,5 e 10 anos), 2 Tropas Escoteiras (11 a 14 anos), 1 Tropa Sênior (15 a 17 anos) e 1 Clã Pioneiro (18 a 21 anos completo).

Fotos
Sessão comemorativa aos 40 anos do Grupo Escoteiro São Carlos, no auditório do Instituto de Física de São Carlos