Câmara Municipal de São Carlos

Lei do vereador Malabim institui Semana Municipal do Taikô

Foi divulgada oficialmente no Diário Oficial do dia 26 de novembro a Lei Municipal nº 19.453/19 de autoria do vereador Aleksander Fernandes Vieira (Malabim), que institui no calendário de São Carlos a Semana Municipal do Taikô, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de setembro de cada ano.

Segundo o autor, grande quantidade de habitantes de ascendência japonesa reside no Brasil e o objetivo central desta lei é disseminar e homenagear esta cultura como um importante marco no processo de agregação e diversificação cultural do país e consequentemente no município. Neste sentido, uma das formas de homenagear e promover a disseminação destes importantes traços culturais é através da arte do Taikô.

A palavra Taikô é a denominação usualmente dada ao instrumento de percussão japonesa que surgiu há mais de 2000 anos e que já serviu a propósitos militares, religiosos, teatrais, musicais e práticos, devido ao seu som vibrante, vigoroso e místico.

A Arte do Taikô é a arte do aprimoramento diário, da esmerilhação da alma, e para exercê-la é necessária força física, mental e espiritual, bem como disciplina, rigor, força de vontade, energia, união e harmonia. É uma arte normalmente coletiva que exige a comunhão espiritual daqueles que a buscam.

Contudo, Taikô não é unicamente a simples tradução para tambor japonês. A palavra carrega um significado mais amplo e profundo, de forma que serve para definir tanto o gênero dos instrumentos japoneses de percussão quanto a prática dessa arte, que não se resume a simplesmente bater tambores, mas sim, a incorporar e expressar sentimentos, além de por em prática valores morais e sociais em busca de um constante aperfeiçoamento do ser.

Desta forma, com a presente lei, Malabim acredita que alguns traços da importante cultura e tradição japonesa estarão cada vez mais disseminados e enraizados em na sociedade e enaltece a importância da diversidade cultural para o crescimento socioeconômico e intelectual do país.