Azuaite vê atos persecutórios e manifesta apoio a jornal

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (3) uma moção do vereador Azuaite Martins de França(Cidadania), que manifesta apoio ao jornal “Folha de S. Paulo” diante de atos persecutórios da Presidência da República. O vereador considerou que o jornal foi vítima de “ato discriminatório” do governo que excluiu o periódico da relação de veículos nacionais e internacionais exigidos em um processo de licitação para fornecimento de acesso digital ao noticiário da imprensa. No último dia 29,o presidente Jair Bolsonaro defendeu um boicote contra anunciantes do jornal.

“Claramente o governo age contra os princípios da moralidade e impessoalidade que devem nortear a administração pública”, afirmou Azuaite. “Estamos diante de uma agressão à imprensa brasileira, aviltada pela atitude contrária a um ambiente de normalidade democrática”. No seu entender, “o ataque frontal a um jornal prestes a completar cem anos e com decisiva participação nos movimentos pela redemocratização do país após a nefasta ditadura militar, revela a inclinação do atual governo para a supressão da democracia e das liberdades vigentes no país e tão duramente conquistadas”.

Azuaite faz eco à do partido Cidadania23, que  em nota lamentou  que “o governo venha tentando empurrar o Brasil para o abismo da intolerância” e qualificou a perseguição à “Folha” como“uma agressão frontal à liberdade de imprensa.

“Na moção, o parlamentar citou o editorial publicado pela “Folha” no último dia 30, repelindo a ofensiva presidencial e assinalou que agressões à imprensa e acenos ao AI-5da ditadura “devem merecer o mais enfático repúdio de toda a sociedade que não aceita o retrocesso obscurantista a um passado sombrio, superado pelo país à custa do sacrifício de tantos brasileiros mortos, torturados e desaparecidos”.

De acordo com Azuaite, ninguém pode se omitir de expressar repúdio ao arbítrio e ao autoritarismo, “sob pena de a história tragicamente se repetir”. O vereador citou, ao finalizar, um poema de Eduardo Alves da Costa: “Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo,arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada”.

Cópias da moção serão encaminhadas à “Folha de S. Paulo”, à Associação Brasileira de Imprensa(ABI), Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI Inter) e Associação Brasileira de Jornais (ANJ) e ao Diretório Nacional do Cidadania23.

Foto: Azuaite na tribuna da Câmara: Apoio a jornal em defesa da democracia e da liberdade de Imprensa