Câmara Municipal inicia capacitação em Libras para funcionários

Curso irá promover noções básicas da linguagem para atender a população

A Câmara Municipal de São Carlos iniciou nesta quinta-feira (28) a capacitação de funcionários para prestar atendimento em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) a pessoas surdas ou com deficiência auditiva que procurem o Legislativo.

Com carga horária de 40 horas, o curso será ministrado no período de 28 de novembro a 18 de dezembro deste ano pelo professor Andrews Martinelle Oliveira de Castro, professor e intérprete de Libras, bacharel em Tradução e Interpretação de Libras/Português pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

As aulas serão realizadas na Biblioteca Jurídica do Legislativo e a primeira turma conta com cinco servidores que trabalham com atendimento ao público. A Câmara ainda pretende oferecer mais edições do curso, para que outros funcionários possam participar.

O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes (MDB), destacou a importância da iniciativa para ampliar a acessibilidade da população ao Legislativo. “É uma alegria estar como presidente e poder disponibilizar aos nossos funcionários esse curso. As pessoas que se comunicam por Libras precisam encontrar nos locais públicos servidores capacitados para entendê-los e prestar informações”, destacou.

Lucão ainda agradeceu aos funcionários que prontamente se colocaram à disposição para o aprendizado e ressaltou que o Legislativo já disponibiliza a tradução simultânea em Libras nas transmissões ao vivo de audiências públicas, sessões plenárias e solenes. “Com o curso, a Câmara avança mais um passo para se tornar mais acessível para todas as pessoas”, afirmou.

Na foto: Lucão Fernandes, professor Andrews, funcionários da Câmara e munícipes da comunidade surda durante a capacitação em Libras