Roselei recebe educandos do MOVA em visita à Câmara

O Movimento de Alfabetização de São Carlos (MOVA) visitou a Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (7). Cerca de 100 pessoas, entre educandos e educadores, participaram da atividade como parte das comemorações do “Mês da Alfabetização”.

O vereador Roselei Françoso (REDE) recepcionou os integrantes do MOVA São Carlos, que conheceram os espaços do Poder Legislativo e as ações por meio do programa Visite a Câmara. O secretário municipal de Educação, Nino Mengatti, também acompanhou o encontro.

A funcionária da Câmara Valquíria Faustino, responsável por guiar a visita, apresentou o Edifício Euclides da Cunha, falou de sua importância histórica e mostrou o funcionamento da Biblioteca Jurídica Francisco Xavier Amaral Filho.

“Essa visita foi fundamental para conhecer um espaço que a maioria nunca frequentou. Abre a oportunidade para que possam acessar e reivindicar seus direitos”, destaca a coordenadora do MOVA, Maria Alice Zacharias. “A visitação à Câmara é relevante para a formação e educação política, principalmente para a população que mais sofre exclusão”, salientou.

Maria Nilza dos Santos Teixeira, moradora do acampamento Capão das Antas e aluna do MOVA, leu uma carta na tribuna da Câmara escrita por ela própria. “Agradecemos a oportunidade de estarmos aqui hoje, em poder dialogar com vocês”, diz trecho da carta. “Ainda estamos na luta para conseguir a terra para morar e plantar. Em parceria com o MOVA nós podemos mostrar que existimos e resistimos”, registrou a senhora Maria Nilza.

“Ter acompanhado essa visita do MOVA à Câmara valeu todos os momentos à frente da Secretaria de Educação”, comentou Nino Mengatti. Para ele, é fundamental garantir as condições necessárias para que o trabalho prossiga.

Já o vereador Roselei Françoso frisou a importância do MOVA e disse estar feliz com sua retomada. “O MOVA foi criado em 2002 e, no governo anterior, ficou impossibilidade de continuar. Graças ao empenho do Nino e do prefeito Airton Garcia retomamos o trabalho”, lembrou. “Mas temos muito por fazer, queremos comprar notebooks para que os alunos possam ter aulas de informática e aumentar a bolsa paga aos educadores, que hoje não chega a R$ 500,00”, ressaltou.

O projeto Visite a Câmara, desenvolvido pelo Legislativo para proporcionar as visitas, tem caráter educativo e é voltado para grupos de todas as idades de escolas das redes pública e particular, assim como estudantes universitários, historiadores, aposentados, trabalhadores e para o público em geral. Para agendar uma visita, entre em contato pelo telefone (16) 3362-2088 ou 3362-2042.