Vereadora Cidinha é homenageada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra

A vereadora Cidinha do Oncológico foi uma das homenageadas pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra nesta terça-feira (20), no auditório do Paço Municipal em cerimônia aos Negros e Notáveis de São Carlos, em comemoração ao dia da Consciência Negra.

O evento contou com palestras sobre “Saúde Mental e População Negra”, com a psicóloga Adriana Moreira Alves, e “Indicadores de Saúde na População Negra”, com o Professor Washington Luiz Abreu de Jesus do Departamento de Medicina da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
“A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira”, destacou Cidinha.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O líder Zumbi, nascido livre num quilombo no nordeste, lutou até a morte para defender seu povo contra a escravidão.  O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil pela Lei Federal 12.519 de 2011.