Câmara promoverá homenagem ao Grupo de Voluntários do Programa Social Universal nos Presídios

Legislativo reconhece importância de trabalho em favor da ressocialização

A Câmara Municipal realiza nesta terça-feira (27), a partir das 19h30, uma sessão solene no Edifício Euclides da Cunha em homenagem ao Grupo dos Voluntários do Programa Social Universal nos Presídios – UNP São Carlos.

A homenagem atende a um requerimento do vereador Edson Ferreira, aprovado por unanimidade. Ele destaca que o trabalho realizado pelo o grupo Universal nos Presídios (UNP) dentro e fora das unidades prisionais em todo País, por meio dos milhares de voluntários espalhados em todos os Estados, “tem sido cada dia mais importante e proveitoso na busca por uma sociedade mais justa e menos violenta”.

Serão homenageados o coordenador nacional da UNP, bispo Eduardo Guilherme, a coordenadora nacional da UNP (presídios femininos), missionária Luciene Almeida; os coordenadores estadual e regional, pastores Pedro Paulo Santos e Clovis Gomes, o pastor regional Marcelo Vanderlei, o prefeito de Itirapina, José Maria Cândido, o diretor da Penitenciária “Dr.Antonio de Queiroz Filho”, Paulo César de Godoy, e da Penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio”, Clemar Pinto Cabral. Receberão diplomas os 90 voluntários que participam do programa na região.

RESSOCIALIZAÇÃO - A UNP atua em 350 presídios brasileiros, contemplando todos os estados da federação, atendendo a 80% da população carcerária do País, que chega a mais de 600 mil detentos em  1299 presídios e conta hoje com mais de 30 mil voluntários atuando no Brasil,  90 deles em São Carlos.

“A  população carcerária no Brasil, é a terceira maior do mundo e esse programa social oferece cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, cafés da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos. O objetivo é ressocializar os detentos”, afirma Ferreira. “Com o conhecimento adquirido nos cursos, palestras e reuniões, quando livres, podem se reintegrar à família e à sociedade, diminuindo, assim, o índice de criminalidade; como resultado, mudanças de comportamento significativas acontecem entre os detentos”.

Edson Ferreira observa que esse trabalho é desenvolvido na sua totalidade de forma voluntária, sem ajuda de nenhum órgão público. “Como resultado, oferece ao Estado uma contribuição ímpar, com vidas transformadas e indivíduos recuperados, podendo retornar ao seio de suas famílias e da sociedade com uma visão de vida totalmente diferenciada, e de um valor social inestimável”.

Foto

Vereador Edson Ferreira, propositor da homenagem ao Grupo dos Voluntários do Programa Social Universal nos Presídios – UNP São Carlos.