Felipe de Cresci El Debs recebeu título de Cidadão Benemérito de São Carlos

A Câmara Municipal realizou na noite de segunda- feira (25) uma sessão solene onde ocorreu a entrega do título de Cidadão Benemérito de São Carlos ao enxadrista Felipe de Cresci El Debs, em reconhecimento às ações desenvolvidas pelo esportista em benefício da população de São Carlos.

A solenidade foi presidida pelo vereador Djalma Nery, autor do decreto que deu o título ao enxadrista, Djalma foi também o orador da solenidade. Participou também, Cassiano Sampaio, integrante do Clube de Xadrex de São Carlos e Fernando Carvalho, secretario adjunto de Esportes E Cultura.

Felipe El Debs, são-carlense nascido em 29 de janeiro de 1985, começou a praticar xadrez aos nove anos de idade e fez sua primeira aparição internacional aos 14. Durante toda a sua vida trabalhou com o xadrez como professor particular, além de ter sido contratado por diversos clubes, municípios e empresas.

Ele foi tricampeão brasileiro de categoria (1999, 2002 e 2005) e conseguiu a primeira titulação internacional (FM) em 2004, tornando-se Mestre Internacional (IM) em 2008 e alcançando dois anos depois a máxima titulação do xadrez: Grande Mestre (GM).

Integrando a lista dos melhores do Brasil, representou o país na Copa do Mundo de xadrez no ano de 2017 e foi convocado para jogar a 39ª, 41ª, 42ª e 43ª Olimpíadas de Xadrez (2008, 2014, 2016 e 2018). Como professor particular, já lecionou para centenas de alunos das mais diversas idades e níveis, tendo formado dezenas de campeões brasileiros de categorias, mais de um Mestre FIDE e um Mestre Internacional.

Felipe foi morar em São Paulo em 2003 e retornou para São Carlos neste ano, onde é frequentador do Clube de Xadrez e se consagrou campeão paulista absoluto de 2023.