Roselei Aparecido Françoso (REDE)
Roselei Aparecido Françoso
(REDE)
(16) 3362-2003
roseleifrancoso@camarasaocarlos.sp.gov.br
Assessores
Paula Tayssa
Roberto Rado
Biografia
Filho de Sebastião (Quinho) e Maria Aparecida (Cidóca), Roselei Françoso nasceu em São Carlos em 15 de maio de 1976. Viveu no Distrito de Santa Eudóxia durante toda sua infância e juventude. Enquanto cursava o ensino fundamental, trabalhava nos finais de semana como pipoqueiro e nas férias escolares como trabalhador rural. Aos 16 anos de idade teve seu primeiro registro de trabalho em um supermercado como balconista, onde trabalhou até chegar à maioridade. Cursou o ensino médio profissionalizante na Escola Técnica Paulino Botelho “Industrial” e formou-se como técnico em Eletrônica e Direito "Ciências Jurídicas pela Universidade Central Paulista - UNICEP. Como metalúrgico trabalhou na Tecumseh da Brasil, Usina Ipiranga e Volkswagem do Brasil. Foi presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santa Eudóxia “SADISE”, tendo liderado a luta pela equiparação da tarifa de ônibus, pelo Direito aos descontos de 40% a estudantes, domésticas e operários que ganhavam até dois salários mínimos e pelo aumento de linhas na perspectiva de viabilizar novas oportunidades de trabalho, emprego e renda aos moradores que ali residiam. Como militante do PT em São Carlos contribuiu para as eleições Municipais dos companheiros Newton e Barba. Em 2000 contribui como candidato a vereador para a eleição do Prefeito Newton Lima Neto que, ao iniciar o seu governo, o convidou para assumir as Subprefeituras de Santa Eudóxia e Água Vermelha. À frente das Subprefeituras criou a primeira festa em comemoração ao aniversário do Distrito após 89 anos de sua fundação, conseguiu trocar 100% das iluminações, de ambos os distritos, a obtenção de viatura para Policia Militar do Estado de São Paulo; atuou junto a ONG Nossa Vila, Nossa Terra; conseguiu junto à Empresa TAM e a Prefeitura modernizar a estação de tratamento de esgoto do Distrito de Água Vermelha; inaugurou a Biblioteca Distrital de Água Vermelha; terminou as obras do banheiro público de Água Vermelha; ampliou a Creche de Santa Eudóxia; recuperou a Balsa de Santa Eudóxia; conseguiu a construção do 1º laboratório de informática de Santa Eudóxia; conseguiu a pavimentação de diversas ruas de Santa Eudóxia; reformou o centro comunitário de Água Vermelha; fez a iluminação da Avenida Bela Cintra até a Rodovia Ribeirão São Carlos; ampliou o CEMEI Santo Piccin e com parceria com o SAAE refez o posso artesiano de Água Vermelha que encontrava-se com abastecimento comprometido. De 2005 a 2007 trabalhou como Chefe da Divisão de Manutenção de Próprios e Divisão de Suprimentos. Neste período teve o desafio de dar manutenção nas escolas publicas de educação infantil e fundamental além de criar novas instalações para as divisões na perspectiva de separar os almoxarifados, garantindo maior rigor nas despesas próprias da educação. Neste período, contribuiu para ampliação da rede municipal com as inaugurações dos CEMEIS Maria Alice Vaz de Macedo no Cidade Aracy, Maria Consuelo B Tolentino e diversas ampliações de unidade já existentes, além da inauguração das Escolas do Futuro do CAIC e Maria Ermantina Tarpani. Em 2007, assumiu o Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, quando teve a oportunidade de investir pesado na estruturação da Divisão de Próprios, comprando equipamentos, veículos e contratação de pessoal. Também foi um dos responsáveis por construir o Plano de Ações Articuladas para o município de São Carlos, criando assim um diagnóstico da rede, angariando muitos recursos do Governo Federal para formação de professores, laboratórios de informática (Pro Info), construção de creches e programa nacional do livro didático, salas de recursos e muitos outros investimentos. Em 2009, foi convidado pelo então Prefeito Osvaldo B Duarte Filho a compor o governo e permanecer no cargo de Diretor Administrativo e Financeiro, onde teve a tarefa de colaborar com uma revolução na educação por meio de um plano de recuperação das unidades, informatização da rede, criação de um boletim eletrônico, cobertura de seis quadras esportivas, construção de mais 10 creches em diversos bairros, compra de ônibus para o transporte rural e urbano, compra de veículos adaptados, ampliação de diversas unidades, , implantação de modernas lousas digitais, construção de uma escola no Loteamento Dep. José Zavaglia, reforma da EMEB Afonso Fioca. Hoje, com 36 anos, casado, pai de três filhos, conhece a Administração Pública, possui experiência e competência administrativa, é comprometido com as causas da gestão publica em especial às da educação, saúde, educação, segurança e transporte e buscar melhorias nas áreas da moradia popular. Em 2012 foi eleito vereador com 1482 votos, foi membro da Comissão permanente de Legislação Redação e Justiça e Secretário da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Em 2016 foi reeleito com 1856 votos, é secretário da Comissão Permanente Economina, Orçamentos e Finanças e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Relações de Trabalho – CDCGHRT.