Roselei Aparecido Françoso (REDE)
Roselei Aparecido Françoso
(REDE)
(16) 3362-2003
roseleifrancoso@camarasaocarlos.sp.gov.br
Assessores
Paula Tayssa
Roberto Rado
Biografia
Filho de Sebasti?o (Quinho) e Maria Aparecida (Cid?ca), Roselei Fran?oso nasceu em S?o Carlos em 15 de maio de 1976. Viveu no Distrito de Santa Eud?xia durante toda sua inf?ncia e juventude. Enquanto cursava o ensino fundamental, trabalhava nos finais de semana como pipoqueiro e nas f?rias escolares como trabalhador rural. Aos 16 anos de idade teve seu primeiro registro de trabalho em um supermercado como balconista, onde trabalhou at? chegar ? maioridade. Cursou o ensino m?dio profissionalizante na Escola T?cnica Paulino Botelho ?Industrial? e formou-se como t?cnico em Eletr?nica e Direito "Ci?ncias Jur?dicas pela Universidade Central Paulista - UNICEP. Como metal?rgico trabalhou na Tecumseh da Brasil, Usina Ipiranga e Volkswagem do Brasil. Foi presidente da Associa??o de Moradores do Distrito de Santa Eud?xia ?SADISE?, tendo liderado a luta pela equipara??o da tarifa de ?nibus, pelo Direito aos descontos de 40% a estudantes, dom?sticas e oper?rios que ganhavam at? dois sal?rios m?nimos e pelo aumento de linhas na perspectiva de viabilizar novas oportunidades de trabalho, emprego e renda aos moradores que ali residiam. Como militante do PT em S?o Carlos contribuiu para as elei?es Municipais dos companheiros Newton e Barba. Em 2000 contribui como candidato a vereador para a elei??o do Prefeito Newton Lima Neto que, ao iniciar o seu governo, o convidou para assumir as Subprefeituras de Santa Eud?xia e ?gua Vermelha. ? frente das Subprefeituras criou a primeira festa em comemora??o ao anivers?rio do Distrito ap?s 89 anos de sua funda??o, conseguiu trocar 100% das ilumina?es, de ambos os distritos, a obten??o de viatura para Policia Militar do Estado de S?o Paulo; atuou junto a ONG Nossa Vila, Nossa Terra; conseguiu junto ? Empresa TAM e a Prefeitura modernizar a esta??o de tratamento de esgoto do Distrito de ?gua Vermelha; inaugurou a Biblioteca Distrital de ?gua Vermelha; terminou as obras do banheiro p?blico de ?gua Vermelha; ampliou a Creche de Santa Eud?xia; recuperou a Balsa de Santa Eud?xia; conseguiu a constru??o do 1? laborat?rio de inform?tica de Santa Eud?xia; conseguiu a pavimenta??o de diversas ruas de Santa Eud?xia; reformou o centro comunit?rio de ?gua Vermelha; fez a ilumina??o da Avenida Bela Cintra at? a Rodovia Ribeir?o S?o Carlos; ampliou o CEMEI Santo Piccin e com parceria com o SAAE refez o posso artesiano de ?gua Vermelha que encontrava-se com abastecimento comprometido. De 2005 a 2007 trabalhou como Chefe da Divis?o de Manuten??o de Pr?prios e Divis?o de Suprimentos. Neste per?odo teve o desafio de dar manuten??o nas escolas publicas de educa??o infantil e fundamental al?m de criar novas instala?es para as divis?es na perspectiva de separar os almoxarifados, garantindo maior rigor nas despesas pr?prias da educa??o. Neste per?odo, contribuiu para amplia??o da rede municipal com as inaugura?es dos CEMEIS Maria Alice Vaz de Macedo no Cidade Aracy, Maria Consuelo B Tolentino e diversas amplia?es de unidade j? existentes, al?m da inaugura??o das Escolas do Futuro do CAIC e Maria Ermantina Tarpani. Em 2007, assumiu o Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Educa??o, quando teve a oportunidade de investir pesado na estrutura??o da Divis?o de Pr?prios, comprando equipamentos, ve?culos e contrata??o de pessoal. Tamb?m foi um dos respons?veis por construir o Plano de A?es Articuladas para o munic?pio de S?o Carlos, criando assim um diagn?stico da rede, angariando muitos recursos do Governo Federal para forma??o de professores, laborat?rios de inform?tica (Pro Info), constru??o de creches e programa nacional do livro did?tico, salas de recursos e muitos outros investimentos. Em 2009, foi convidado pelo ent?o Prefeito Osvaldo B Duarte Filho a compor o governo e permanecer no cargo de Diretor Administrativo e Financeiro, onde teve a tarefa de colaborar com uma revolu??o na educa??o por meio de um plano de recupera??o das unidades, informatiza??o da rede, cria??o de um boletim eletr?nico, cobertura de seis quadras esportivas, constru??o de mais 10 creches em diversos bairros, compra de ?nibus para o transporte rural e urbano, compra de ve?culos adaptados, amplia??o de diversas unidades, , implanta??o de modernas lousas digitais, constru??o de uma escola no Loteamento Dep. Jos? Zavaglia, reforma da EMEB Afonso Fioca. Hoje, com 36 anos, casado, pai de tr?s filhos, conhece a Administra??o P?blica, possui experi?ncia e compet?ncia administrativa, ? comprometido com as causas da gest?o publica em especial ?s da educa??o, sa?de, educa??o, seguran?a e transporte e buscar melhorias nas ?reas da moradia popular. Em 2012 foi eleito vereador com 1482 votos, foi membro da Comiss?o permanente de Legisla??o Reda??o e Justi?a e Secret?rio da Comiss?o Permanente de Educa??o, Cultura, Ci?ncia e Tecnologia. Em 2016 foi reeleito com 1856 votos, ? secret?rio da Comiss?o Permanente Economina, Or?amentos e Finan?as e presidente da Comiss?o de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Rela?es de Trabalho ? CDCGHRT.

Rua 7 de setembro nº2078, Centro -