Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Marquinho Amaral apresenta moção de repúdio à violência sofrida pelo professor Romeu Bertho e pede punição ao agressor

26/07/2021

O vereador Marquinho Amaral (PSDB)  protocolou na Câmara Municipal uma moção de repúdio à violência sofrida pelo professor Romeu Bertho, após uma discussão de trânsito ocorrida no último dia 22. O parlamentar solidariza-se com o mestre em Judô e Jiu-Jitsu, de 84 anos, agredido a chute por um jovem de 24 anos, José Renato Andrade Júnior, que exerce cargo de confiança na administração municipal.

Marquinho afirma que a violência  “causou indignação generalizada em São Carlos e na comunidade esportiva”, destacando que Romeu Bertho é um mestre de renome internacional e um dos pioneiros na instrução das artes marciais no município com sua Academia.

“A ocorrência deixou clara a covardia do jovem ao atacar um idoso por motivo fútil, atitude inadmissível por si só e absolutamente incompatível com o comportamento de uma pessoa que ocupa cargo de confiança na atual administração municipal”, ressaltou o vereador. “O professor Romeu Bertho é merecedor de homenagem do município, isto sim, e não de um ataque vil e incivilizado como o que injustamente sofreu”, acrescentou.

Marquinho mencionou a mobilização de atletas em protesto contra o ocorrido e também as manifestações da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, por seu presidente, Mestre Moisés Muradi e da presidência da Câmara Municipal, que repudiaram a agressão.  Muradi frisou que a entidade visa a prática esportiva e  prega o respeito mutuo entre os cidadãos. O vereador Roselei Françoso, presidente da Câmara solidarizou-se com Bertho e solicitou que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Casa acompanhe a apuração do fato.

“A administração municipal também deve ser chamada a acompanhar o inquérito policial, para que posteriormente adote as medidas cabíveis no sentido de não manter em seus quadros pessoas adeptas da violência e que não se portem de maneira civilizada perante seus semelhantes”, declarou Marquinho Amaral. Ele afirmou esperar que o agressor “receba rigorosa e exemplar punição”. Cópias da moção serão encaminhadas ao mestre Romeu Bertho, à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e ao prefeito municipal Airton Garcia Ferreira.

O vereador Marquinho Amaral com o professor Romeu Bertho