Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Câmara Municipal fará nova audiência pública para discutir estudos sobre concessão de cemitérios municipais

17/04/2021

O vereador Rodson Magno do Carmo presidiu na noite de quinta-feira (15) uma audiência pública online que discutiu a situação dos cemitérios municipais, velórios e suas concessões, evento que contou com a participação de vereadores, dos secretário municipais Mariel Olmo (Serviços Públicos) e João Muller (Obras Públicas), de representantes da Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento e de Dario Loinaz, consultor funerário mundial.

Rodson vem há anos denunciando problemas nos cemitérios municipais e propondo ações do governo municipal para solucioná-los. Durante a audiência o secretário Mariel Olmo informou que desde 2017 o tema está em pauta na Prefeitura, que determinou o estudo técnico para buscar alternativas.

O estudo tem como objetivo um novo espaço para que os sepultamentos da cidade possam ocorrer a partir de uma empresa especializada por meio de publicação por edital e de concorrência pública, que possibilitará ampliar a prestação de serviços na cidade com a supervisão da própria Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Segundo Mariel, o encaminhamento do assunto inclui consulta pública para que a população aponte suas demandas para a edição do edital visando a um serviço de qualidade.

Durante a audiência pronunciaram-se os vereadores Lucão Fernandes, Professora Neusa, Roselei Françoso (presidente da Câmara), Azuaite França, André Rebello e Dé Alvim. O secretário João Muller, o consultor Dario Loinaz e o repórter William, da TV Record, também se manifestaram.

Ao final, o vereador Rodson Magno do Carmo afirmou que a audiência foi “o primeiro passo de muitos que teremos para dar um norte para os cemitérios e resolvermos o problema”. Ele informou que solicitará à presidência da Câmara que disponibilize a todos os vereadores os estudos realizados para a concessão do Cemitério Nossa Senhora do Carmo e a aquisição de um novo espaço para sepultamentos e adiantou que uma nova audiência pública será realizada. Segundo Rodson, a próxima audiência ocorrerá no próximo dia 20 de maio, às 18 horas.

Foto

Vereador Rodson Magno do Carmo presidiu a audiência pública que discutiu a situação dos cemitérios municipais