Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

40 anos da EPTV foi celebrado na Câmara Municipal

20/12/2019

A Câmara Municipal realizou no Edifício Euclides da Cunha, nesta quinta-feira (19), uma sessão solene comemorativa aos 40 anos da EPTV e aos 30 anos da EPTV Central. A homenagem celebra o aniversário de 40 anos da EPTV (Empresas Pioneiras de Televisão), a partir da inauguração EPTV Campinas, em 1º. de outubro de 1979, e os 30 anos de atividades da EPTV Central, implantada em 1/7/1989).

A sessão foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara Lucão Fernandes, e contou com a presença do prefeito, Airton Garcia; da reitora da UFSCar, Wanda Machado Hoffmann; do comandante da 1º Cia de Polícia, Capitão Renato Gonzalez, na ocasião representando o comandante do 38º Batalhão Polícia  Militar do Interior, Tenente Cel. Valdemir Guimarães Dias; do diretor de Relações Institucionais da EPTV, Paulo Augusto Alves Brasileiro; do representante a OAB São Carlos, Lucas Reis Rodrigues; da 1[ vice-presidente da ACISC, Ivone Manente Zanquin, representando presidente da ACISC; do secretário Municipal de Segurança Pública de Pirassununga, Paulo André Silva Tannus, representando o prefeito de Pirassununga, Ademir Alves Lindo; e da dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco. A sessão contou ainda com a presença dos vereadores Laíde das Graças Simões, Robertinho Mori e Azuaite Martins de França.
A homenagem foi proposta pelo vereador Marquinho Amaral, que foi também orador oficial do evento, onde enalteceu a emissora por representar, de forma democrática, a população de São Carlos, e destacou que se orgulha do trabalho competente e honesto realizado por essa empresa de comunicação. Não é fácil o caminho de quem se propõe a empreender numa área de tamanho impacto social e porque não dizer também político e econômico, como a mídia televisiva em nosso país.
EPTV - Empresas Pioneiras de Televisão
O empresário e ex-secretário estadual da Educação, José Bonifácio Coutinho Nogueira (1923-2002), fundador e primeiro presidente da TV Cultura, empreendeu um bem sucedido projeto de emissoras regionais de televisão, criando a EPTV (Empresas Pioneiras de Televisão), a partir da TV Campinas, inaugurada em 1º. de outubro de 1979. Em 1980 implantou-se a EPTV Ribeirão, que fortaleceu o projeto de regionalização, consolidado com a implantação da  EPTV Sul Minas (8/8/1988), em Varginha (MG) e EPTV Central  (1/7/1989), com sede em São Carlos, todas afiliadas da Rede Globo de Televisão;

O empreendimento de Coutinho Nogueira se comprovou um aliado do desenvolvimento das regiões que receberam as emissoras, cuja área de cobertura alcança mais de 10 milhões de habitantes nas regiões Central, Norte, Nordeste de São Paulo e sul de Minas.
A alta qualidade de programação e um jornalismo identificado com as comunidades, em termos de conteúdo de informação e prestação de serviços, a EPTV chega aos 40 anos de atividades e 30 anos de presença em São Carlos, integrando a população das cidades e reafirmando o potencial das regiões onde se insere.

A EPTV destaca-se por refletir o modo de vida do povo interiorano, produzindo uma programação de qualidade, que inclui documentários premiados reconhecidos pelo público e pela crítica; e por meio dos eventos que promove – como o EPTV na Escola e a Taça EPTV de Futsal – e das ações sociais que apoia, a emissora contribui para a integração da comunidade e a consolidação de sua identidade regional

Sempre fiel aos princípios de seu idealizador, a EPTV acompanha a modernização e o avanço tecnológico da TV brasileira, merecendo os efusivos cumprimentos da coletividade são-carlense, que se fazem acompanhar dos votos de um futuro de muitas realizações e sucesso; é que: o grupo mantém em atividade emissoras afiliadas da Rede Globo de Televisão nas cidades de Ribeirão Preto (EPTV Ribeirão) e Varginha (EPTV Sul de Minas); e dada a importância e alcance do trabalho desenvolvido, notadamente pela  EPTV Central que muito contribui para o desenvolvimento de nossa região.