Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

VereadorChico Loco propõe discussão sobre tecnologia 5G

10/09/2019



O vereador Francisco Marcio de Carvalho - Chico Loco(PSB) protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando a realização de uma audiência pública para que “seja apresentada e discutida a necessidade e viabilidade de implantação da tecnologia 5G em São Carlos”.Chico Loco abortou o assunto durante pronunciamento na última sessão plenária do Legislativo.

Neste ano, realizaram-se audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, ocasiões em que especialistas, representantes do governo e parlamentares defenderam que o Brasil aprimore o debate do uso do serviço 5G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)confirmou a licitação no primeiro trimestre de 2020.Trata-se da mais avançada tecnologia de telefonia móvel, com velocidade até cem vezes mais rápida que a plataforma atualmente disponível no país.

“A possibilidade de realizações de videoconferências, controle remoto de equipamentos diversos poderá ser realizado praticamente, em tempo real, inclusive cirurgias, permitindo aplicações como carros autônomos, agricultura de precisão e cidades inteligentes”, afirma o vereador na justificativa de sua proposta de debate. Ele propõe que São Carlos realize uma ampla abordagem do tema e se antecipe, credenciando-se a estar entre as cidades brasileiras onde o 5G começará a operar.

Foto: Vereador Chico Loco durante sessão plenária da Câmara Municipal