Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Cidinha apresenta projeto ambiental de Votuporanga a secretários de São Carlos

08/11/2018

A vereadora Cidinha do Oncológico, acompanhada de seu assessor Alex Prado, retornou nesta quarta-feira (7) à cidade de Votuporanga, na região noroeste do Estado de São Paulo, visitando o projeto Ecotudo, que busca educar e conscientizar a população no âmbito do descarte de lixo, recicláveis, etc.

O objetivo da viagem foi apresentar o projeto para os secretários municipais de Serviços Públicos, Mariel Pozzi Olmo, de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Cristiani Solfa Marques, e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi.

ECOTUDO - Criado pela Saev Ambiental (autarquia local responsável pela administração da água, esgoto e meio ambiente da cidade de Votuporanga) em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto é pioneiro em questão de coleta de resíduos sólido domiciliares, recicláveis, dentre outros com objetivo de acabar com o descarte de lixo em terrenos baldios, vias públicas e beira de córregos. No EcoTudo são recebidos resíduos sólidos, entulhos de construções, podas de arvores, óleo de cozinha, moveis velhos, roupas, lixos eletrônicos, pneus, madeiras, lâmpadas, revistas e vários outros resíduos domiciliares.

Através do Eco Tudo se viabilizam outros aspectos importantes como: inclusão social e geração de renda para cooperativas e catadores, projetos educacionais em escolas, coleta de óleo na geração de biodiesel, produção de hortas nos pontos de coleta.

Segundo a vereadora Cidinha, o retorno à Votuporanga proporcionou o conhecimento deste projeto aos secretários de São Carlos, com intuito de trazer algo inovador e exemplar na área ambiental para São Carlos.

IMPLANTAÇÃO EM SÃO CARLOS - A parlamentar e os respectivos secretários municipais afirmaram que pretendem replicar esse projeto para em São Carlos, pois é sabido que a preservação do meio ambiente hoje garante uma vida melhor no futuro.

“O projeto EcoTudo é de suma importância para o município de São Carlos que hoje perece com os problemas dos Ecopontos e descartes irregulares poluindo a cidade toda e até mesmo nossos rios e nascentes”. Preocupada com a preservação do meio ambiente  e consequentemente com uma melhor qualidade de vida para os munícipes, Cidinha afirma que sua luta será constante para ver este projeto ou um projeto funcional em São Carlos, pois sempre trabalhou para uma cidade com mais saúde e mais humana.