Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Cidinha cumprimenta Bagnato e enaltece trabalho do IFSC-USP

12/09/2018

A vereadora Cidinha do Oncológico cumprimentou o professor doutor Vanderlei Bagnato (foto), diretor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), pela exposição feita no programa Bem Estar, transmitido pela TV Globo em sua edição do último dia 10.

Na ocasião, Bagnato discorreu sobre os efeitos da luz no tratamento de fibromialgia, dores de garganta, HPV, câncer de colo do útero, câncer de pele e mucosite. No programa comandado pelo jornalista Fernando Rocha, o professor exibiu  exemplos práticos coordenados por pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC/USP, nos casos específicos de Antônio de Aquino Júnior e Vitor Hugo Panhoca, tudo configurado em novas alternativas a tratamentos convencionais.

Em agosto, foi destaque no Jornal Nacional o trabalho do IFSC-USP  que introduz uma inovação no tratamento da artrose ao associar duas técnicas, o ultrassom e o laser, em um aparelho capaz de acelerar a reparação dos tecidos e apresentar efeito anti-inflamatório e analgésico.

Em 2013, Cidinha conseguiu junto à Prefeitura a disponibilização de uma sala na Fundação Educacional São Carlos para aplicação do projeto, para o qual naquela ocasião eram  selecionados voluntários com idades entre 60 e 80 anos com artrose para se submeter ao tratamento. Cidinha destacou a excelência dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto e a difusão da pesquisa científica produzida em São Carlos. "O  IFSC-USP é uma unidade de pesquisa voltada a dar soluções para problemas da humanidade e a sua inconteste capacidade de iniciativa confirma a importância de o governo investir no financiamento da pesquisa e da inovação em nosso país”, concluiu.