Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Paraná e Airton definem criação de restaurante popular no Antenor Garcia em 2019

16/05/2018

“Demos o primeiro passo para instalação do Restaurante Popular do bairro Antenor Garcia”, afirmou o vereador Paraná Filho (PSB), após reunião nesta terça-feira (15) com o prefeito Airton Garcia Ferreira e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Deonir Tofolo. O Restaurante Popular será subsidiado pela Prefeitura a um custo estimado de R$ 1 milhão por ano. O valor será incluído na Lei Orçamentária Anual - LOA de 2019. A expectativa é de que ofereça cerca de 500 refeições diárias por apenas R$ 1 à população.

O vereador informou que os equipamentos e as adequações para colocar o restaurante em funcionamento no próximo ano serão custeados mediante emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 150 mil. Além do bairro Antenor Garcia, moradores de Cidade Aracy II, Jardim Planalto Verde, Jardim Zavaglia e Residencial Eduardo Abdelnur também terão acesso a uma refeição de qualidade por apenas R$ 1. No bairro Cidade Aracy I já funciona o restaurante popular instalado na Avenida Vicente Laurito, servindo cerca de 180 cafés da manhã e 350 jantas.

A concentração populacional de cerca de 80 mil habitantes com a existência de diversos bairros naquela região da cidade gera demanda para a implantação de um novo restaurante popular para atender às pessoas necessitadas, trabalhadores que enfrentam dificuldades para garantir a alimentação de sua família.

Segundo Paraná, a primeira medida prática a ser adotada agora, é a inclusão do valor anual a ser investido no referido restaurante na LOA de 2019, o que será realizado nos próximos meses e enviado à Câmara Municipal para deliberação. “Não é possível a instalação deste restaurante popular em 2018, pois, não temos previsão orçamentária na LOA desse ano, sendo necessário em primeiro lugar, prever a existência desse 1 milhão em ficha própria do orçamento do próximo ano”.

Segundo Paraná há dois locais que já estão sendo analisados para sediar o restaurante no Antenor Garcia.  “É muito gratificante lutar para que seja instalado um equipamento público dessa importância numa região carente, tendo a oportunidade de ajudar as famílias que não ganham o suficiente para uma alimentação adequada”, disse. Ele fez referência aos custos sempre em elevação – como o do botijão de gás - que ampliam as dificuldades das pessoas. A propósito, o parlamentar assinalou que as refeições servidas no restaurante popular são de excelente qualidade, elaboradas com produtos da agricultura familiar de São Carlos adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.