Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Morre o ex-vereador Idelso Marques de Souza Paraná

12/04/2018

A Câmara Municipal declarou luto oficial por três dias na Casa em razão do falecimento do ex-vereador Idelso Marques de Souza Paraná (foto), de 55 anos, ocorrido na Santa Casa de Misericórdia  nesta quinta-feira (12). Ele sofria de diabetes e insuficiência renal.  Pai do vereador Paraná Filho, Idelso exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal por três legislaturas: 1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2013 a 2016.

Natural de Warta, distrito de Londrina, no Paraná, nascido em 3 de maio de 1962, filho de José Marques de Souza e de Ilda Gomes de Souza, Idelso radicou-se em São Carlos, residindo no bairro de Cidade Aracy. Ingressou na política filiando-se ao PMN, pelo qual foi eleito vereador nas eleições de 1996 para a legislatura de 1º. de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000. Reelegeu-se no ano 2000 pelo PDT para cumprir mandato de 1º. de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004;

No biênio 2001-2002 presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Durante seus mandatos integrou outras comissões, como a de Meio Ambiente e liderou importantes movimentos reivindicatórios em benefício da cidade e principalmente da grande Cidade Aracy.

Elegeu-se novamente vereador em 2012, pelo PHS, com 2.662 votos, sendo o sexto mais votado entre os 21 vereadores. Em sua última legislatura integrou o PROS.

LUTO OFICIAL - O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, ao baixar a portaria de luto oficial, expressou condolências ao filho do ex-parlamentar, o atual vereador Paraná Filho e sua família, ressaltando que Paraná “foi um parlamentar íntegro e honrado, que dignificou a representação popular no Legislativo Municipal”.

“Paraná destacou-se pela autenticidade e determinação com que defendeu suas ideias e propostas na Câmara. Deixa o exemplo de um cidadão dotado de elevado espírito público, homem simples, fiel às suas origens, e um vereador que defendeu os interesses das pessoas menos favorecidas”, disse.

Idelso Marques de Souza era casado com Neuza de Oliveira Souza e teve três filho, Dionath Oliveira de Souza, Dhon Oliveira Souza e Dhony Oliveira Souza (vereador Paraná Filho).

O velório ocorre na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha - sede da Câmara Municipal  - e o sepultamento será às 13h desta sexta-feira no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.