Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Comissão da Pessoa com Deficiência defende contratação de Professores de educação especial e intérprete de libras

13/05/2022

Na tarde de ontem (12), na sede do legislativo municipal, foi realizada uma audiência pública proposta pelo Vereador Elton Carvalho (Republicanos) para discutir a alteração da lei de número 16000/2012 e o quadro funcional do poder executivo. A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal que é presidida pelo Vereador Bruno Zancheta (PL), tendo como Secretário o Vereador Ubirajara Teixeira (Bira – PSD) e membro o vereador Robertinho Mori (UNIÃO), se posicionou defendendo a contratação de professores de educação especial e intérprete de libras em novos concursos públicos que serão realizados pela prefeitura municipal. Na oportunidade, o novo Secretário de Administração e Gestão de Pessoal da prefeitura, Dante José Nonato, acatou o pedido, se comprometeu em estudar e buscar a implantação do pedido da Comissão.

Os parlamentares argumentaram: “A contratação de intérprete de libras é fundamental para comunicação e interlocução das pessoas que necessitam diariamente deste profissional e a demanda tem crescido cada vez mais. É momento do poder público se atentar a isto”.

“Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, temos hoje 582 alunos matriculado na rede municipal com algum tipo de deficiência ou transtorno, além é claro de mais de 180 alunos que aguardam um laudo, e ao longo dos últimos anos, a demanda tem crescido de forma exponencial. Nossa cidade deveria ser referência quando falamos de educação especial, pois temos um curso pioneiro de Educação Especial na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e formando excelentes profissionais. Este é o momento de estreitarmos laços e nos aproximarmos das universidades para buscarmos juntos, a melhoria da educação”, argumentaram os parlamentares da Comissão.