Câmara Municipal de São Carlos camarasaocarlos.sp.gov.br - Versão para Impressão

Comissão de Saúde da Câmara Municipal quer união com prefeito de Araraquara para normalizar neurocirurgias

12/05/2022

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, presidida pelo vereador Lucão Fernandes e integrada por Cidinha do Oncológico e Sérgio Rocha, pretendem se reunir com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, para buscar equacionar o problema da suspensão de neurocirurgias pelo SUS na cidade vizinha, que passaram a ser realizadas pela Santa Casa de São Carlos.

A realização dos procedimentos foi interrompida em Araraquara no dia 6 de abril, quando a equipe especializada rescindiu contrato com a Santa Casa daquela cidade. Desde então os pacientes foram direcionados para São Carlos.
Para Lucão Fernandes, os poderes públicos de ambos os municípios devem unir forças para buscar uma solução a fim de que o atendimento se normalize o quanto antes. “A transferência é dramática para os pacientes de Araraquara e impacta o sistema de saúde de nossa cidade, que fica sobrecarregado diante do grande aumento da demanda de neurocirurgias”, disse.

O vereador destacou que São Carlos e Araraquara obtiveram êxito sempre que se uniram em prol de demandas mais importantes para a comunidade: “A saúde pública é um direito constitucional e nosso intuito (da Comissão de Saúde) é ajudar Araraquara a recuperar esse serviço e solucionar o impasse criado pela suspensão das neurocirurgias”.

“Todas as vidas importam e essa situação não pode perdurar indefinidamente”, acrescentou.  Na região central do estado – que concentra uma população de 1 milhão de habitantes - , somente as duas Santas Casas tem condições de fazer os procedimentos neurocirúrgicos, que são de alta complexidade. Com a interrupção do serviço em Araraquara, a Santa Casa de São Carlos passou a arcar com toda a demanda.

A Comissão de Saúde já entrou em contato com a assessoria do prefeito Edinho Silva e busca agendar o encontro para a próxima semana e também discutir o assunto com o Departamento Regional de Saúde (DRS-III).