Vereadora Cidinha do Oncológico destaca 9ª Conferência Municipal de Saúde

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD), representando a Câmara Municipal de São Carlos, participou neste sábado (13) da 9ª Conferência Municipal de Saúde de São Carlos “Democracia e Saúde – Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

As conferências, explicou a parlamentar, são uma série de reuniões promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, que visam levantar ideias e sugestões da comunidade, funcionários do SUS (Sistema Único de Saúde), gestores e os usuários do serviço.

Uma das propostas mais votadas, relatou Cidinha, foi a de abertura de concursos para que haja a contratação de equipes multiprofissionais, incluindo técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, gerontólogo, psicólogo, psiquiatra, nutricionista, educador físico, farmacêutico, intérpretes de libras, intérpretes para surdos-cego, agentes comunitários de saúde e médicos de família.

Todas as propostas podem ser conferidas no link da Conferência: https://preconferenciasaudesaocarlos.files.wordpress.com/2019/04/propostas-mais-votadas-na-9c2aa-cms.pdf.

Durante o evento, também foi realizada uma palestra com o deputado federal Alexandre Padilha, médico e ex-ministro da Saúde. Na ocasião, o parlamentar apontou a importância de ouvir as demandas e opiniões da população e usuários do SUS e a eleição dos delegados que participarão da Etapa Estadual.

Cidinha destacou a importância da Conferência para a resolução de problemas e o avanço do SUS. "Essas reuniões são muito importantes para discutir e encaminhar melhorias no serviço público de saúde. Além do mais, é uma ótima oportunidade para o cidadão são-carlense se posicionar e refletir conosco a respeito da atual situação do município, buscando saídas e inovações para que haja uma melhor gestão do sistema".

LUTA CONSTANTE - A parlamentar ainda ressaltou que sua luta por uma melhor qualidade de vida para os munícipes é constante e que sempre trabalhou para prover uma saúde de qualidade e mais humana para São Carlos.