Vereadora Cidinha participa de reunião na COOPERVIDA

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) participou de reunião realizada na última quinta-feira (14)  na sede da COOPERVIDA (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos), localizada na rua Monsenhor Alcindo Carlos Veloso, 385, Jardim São Paulo (zona sul),  para conhecer o trabalho realizado pela Cooperativa no município. Cidinha acompanhou representantes do Executivo (Anabella Correa, da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Oliveira, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e Amariluz Garcia, presidente do Fundo Social de Solidariedade). Eles foram recebidos pela presidente da COOPERVIDA, Edneia e pelo contador João Monção. Também participou Alex Daniel Prado, assessor parlamentar.

Como ocorreu a mudança recente para o espaço de um novo barracão, havia o interesse dos presentes, em saber das dificuldades e desafios existentes para se aprimorar o trabalho no município na área de coleta dos materiais reciclados. A presidente da Cooperativa informou que atualmente o volume de material coletado é de 80 toneladas por mês. “Nossa realidade atual é essa, mas com apoio e novas parcerias poderemos aumentar a quantidade de material reciclado”, afirmou.

Segundo ela, já houve períodos em que a COOPERAVIDA chegou a coletar 180 toneladas mensais.  Além disso, apenas 30% das ruas do município são cobertas pelo trabalho porta a porta de coleta de reciclados. Houve consenso entre os presentes sobre a  necessidade de buscar produzir melhorias no cotidiano de trabalho para ampliação na cobertura de ruas do município.

Ao final da reunião foi definida a realização de diagnóstico para identificar os principais problemas da cooperativa, a elaboração de plano de capacitação para os cooperados e a organização de um dia específico para se trabalhar com as mulheres da cooperativa, tendo em vista o Mês da Mulher. Serão enfocados temas como autocuidado, ginástica laboral, saúde e cuidado da autoestima. "Será um dia importante para conhecermos de perto as mulheres que atuam junto a essa cooperativa e lutam no dia-a-dia para garantir seu sustento", afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Amariluz Garcia. De um total de 48 cooperados, 38 são mulheres.

Após  a reunião ocorreu a visita às novas dependências da cooperativa. “Com o espaço de um barracão maior, perceberam-se os ganhos obtidos pela cooperativa em termos de armazenagem e garantia de condições adequadas de trabalho”, disse a vereadora Cidinha.

Foto

Cidinha e representantes do Executivo com dirigentes da COOPERVIDA: preocupação em ampliar a coleta de materiais recicláveis no município