Comissão de Saúde da Câmara solicita reposição de médicos nas Unidades Básicas de Saúde

Na manhã desta sexta-feira (15) a Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Elton Carvalho (PSB), Cidinha do Oncológico (SD) e Sérgio Rocha (PTB), atendendo à população, cobrou da Prefeitura explicações acerca da falta de reposição de médicos em período de férias nas unidades básicas de saúde (UBS).

Diversos postos estão sem médicos, cuja ausência por motivo de férias não foi suprida com envio de outros profissionais para atender os pacientes no período. Famílias estão se deslocando de seus bairros para outros estabelecimentos de saúde para conseguir receber algum atendimento medico prévio.

“É uma descaso com a população a falta de médicos nas UBSs e USFs, visto que eles são de extrema importância para atender aos munícipes”, afirmou o vereador Elton Carvalho, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo. Segundo ele, há casos de crianças com febre que tiveram que se deslocar para outros locais e também de idosos com mobilidade reduzida que não conseguem se deslocar para uma UPA para conseguir um atendimento.

“Sem os médicos, os pacientes não conseguem renovar uma receita continua, por exemplo, hipertensos e diabéticos. E as gestantes têm por direito após a 36º semana consultas semanais, atendimentos de puericultura, como também atendimentos prévios de casos agudos e espontâneos. É desumano a Prefeitura não repor esses profissionais”, declarou Elton, que ainda nesta sexta-feira procolizou ofício à Prefeitura e um requerimento de informações à Secretaria Municipal de Saúde.

O parlamentar também pleiteia a reposição dos médicos que se desligaram da rede municipal nas especialidades de ginecologia e pediatria, árias em que a ausência de profissionais  tem gerado muita reclamação dos munícipes.