Câmara Municipal de São Carlos

Lucão recebe presidente do SAAE em reunião sobre desabastecimento de água
07/02/2019

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes realizou na manhã desta quarta-feira (6) uma reunião com o presidente do SAAE, Benedito Carlos Marchezin para tratar do desabastecimento de água que vem ocorrendo neste início de ano. Foram relatados casos no Cidade Aracy, Antenor Garcia, Santa Felícia, Jardim Munique, Jacobucci, Santa Maria 1 e 2, entre outros.

Lucão destacou que a reunião foi muito importante, com Marchezin esclarecendo sobre a falta de água, e quais as próximas ações do SAAE para sanar este problema recorrente. Marchezin apresentou aos vereadores que tem planejado para iniciar em aproximadamente três meses uma revisão do Plano de Saneamento Básico do Município, e que além do apoio da Câmara, que irá solicitar também apoio das universidades públicas da cidade (USP e UFSCar).

O presidente da Câmara também apresentou questionamentos quanto à possibilidade de construção de grandes reservatórios, em pontos estratégicos, interligados entre si, para na eventualidade de falta de água um suprir as necessidades do outro.

Lucão sugeriu ainda, a realização de um levantamento de quantas residências não tem caixas d’água no Cidade Aracy (foco principal do desabastecimento), para uma possível ação conjunta entre SAAE e Prefeitura via Secretaria de Cidadania e Assistência Social para a aquisição e distribuição de caixas d’água. Projeto que poderá ser aplicado em toda a cidade após o adequado levantamento da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

Foi também objeto de debate na reunião uma campanha de uso consciente da água, que está sendo realizada pelo SAAE. “Uma campanha que encontra resistência para ser seguida pelo próprio SAAE, uma vez que após ser indagado pelo vereador Leandro Guerreiro, o presidente da autarquia informou que a rede de água do município tem aproximadamente 400 vazamentos no momento, e trabalha com uma taxa de desperdício da água tratada de 40 a 50%”, disse Lucão.
O presidente da Câmara sugeriu, após esta constatação, que seja realizado um mutirão para a restauração de todos os vazamentos, ou de sua maioria, com funcionários do próprio SAAE, ou com a contratação de uma empresa terceirizada para auxiliar no serviço.

“É difícil sanar no momento esses problemas, é uma preocupação nossa e não devemos esperar o tempo passar como foi até hoje, se outros no passado tivessem pensando como estamos pensando agora, nesse plano de saneamento, nos grandes reservatórios, buscando recursos pra isso, a nossa geração não estaria sofrendo. Então nós não podemos permitir que as gerações futuras tenham problemas com falta de água, nossos filhos e netos. Nós iremos tentar suprir no momento com medidas paliativas, mas para o futuro devemos  estar preparados para que a cidade não sofra o mesmo que estamos sofrendo”, declarou Lucão.

Participaram da reunião os vereadores Elton Carvalho, Edson Ferreira, Rodson Magno, Roselei Françoso, João Muller, Leandro Guerreiro, Moisés Lazarine, Luis Enrique, Robertinho Mori e Sergio Rocha. E também os funcionários do SAAE, Alex Fabiano Ciacci, superintendente de Projetos e Operações, e Elaine Odete Florindo, chefe de Gabinete.

Ícone LocalizaçãoRua 7 de setembro nº2078, Centro - São Carlos/SP

Ícone Horário de FuncionamentoSegunda a Sexta-feira das 8h às 18h

Ícone Telefone(16)3362-2000 0800-771-1987

Ícone Publicado por Câmara Municipal de São CarlosÍcone Desenvolvido por NBS Sistemas