Câmara Municipal de São Carlos

Vereador Elton Carvalho pede ensino superior completo para cargos comissionados da Prefeitura


Na manhã desta segunda feira (12) o vereador Elton Carvalho protocolou uma emenda aditiva no Projeto de Lei nº 0434/2018 da Prefeitura Municipal de São Carlos que “Dispõe sobre a organização administrativa da Prefeitura Municipal de São Carlos e adota outras providências”.
De acordo com o vereador, é inadmissível que os cargos de Chefe de Gabinete de Secretaria e Diretor de Departamento não tenham nenhuma exigência quanto a escolaridade mínima.
“Quando li o projeto identifiquei imediatamente que não era exigida escolaridade mínima para tais cargos sendo que, a média salarial destes é acima de R$ 6.000,00. Isso compromete certamente e interfere na qualidade dos serviços oferecidos á população, visto que, as decisões tomadas e os projetos geridos por pessoas que ocupam estes cargos, demandam habilidades e competências teóricas e técnicas para que os trabalhos sejam eficientes e eficazes”, destacou o parlamentar.
O vereador enfatiza que para um servidor de carreira, concursado, que desejar ocupar um cargo de liderança, deve se ter anos de experiência na prefeitura, na pasta em que atua e escolaridade mínima exigida comprovada.
“Tal medida proporciona inclusive um problema motivacional no funcionalismo público, visto que, os servidores devem ter experiência, escolaridade, entre outros requisitos, para ganhar uma gratificação que, na média, junto com o salário não totaliza R$ 4.000,00”, argumentou Elton. “Além de achar inadmissível uma pessoa que receberá um salário expressivo não ter ensino superior, um dos objetivos com esta emenda aditiva é que a Prefeitura não sofra futuras ações civis públicas por não fazer as adequações necessárias”, complementou. “Nós precisamos em São Carlos de técnicos políticos que façam uma gestão diferente, com redução da burocracia e com maior eficiência, para que a população não sofra os impactos nos serviços oferecidos por conta de vínculos políticos estabelecidos”, enfatizou.
“Faço um apelo para meus pares vereadores e vereadoras que não tenham acordos políticos, amarrações e cargos na Prefeitura, votem a favor da população e da cidade de São Carlos”, finalizou o parlamentar.