Instituído pelo vereador Lazarine, Dia Municipal da não Utilização de Carros é realizado em São Carlos

Foi realizado em São Carlos neste sábado (22) o “Dia Municipal da não Utilização de Carros”. A data foi instituída pelo vereador Moisés Lazarine, por meio da lei n° 18.573 de 11/04/2018, em consonância com o Dia Mundial sem Carro, uma ação internacional que tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor a redução da dependência dos carros e motos para locomoção.

“A ideia é que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. Também congregando os aficionados ao ciclismo, proporcionando-lhes um grande relacionamento cultural, desportivo, recreativo e social”, argumentou Lazarine.

O evento, destacou o parlamentar, integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, criada em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro, e tem o intuito de promover e intensificar as atividades educativas de todos os órgãos e entidades de trânsito para lidar com os desafios da redução de mortos e feridos pela imprudência ao volante.

PARTICIPANTES - O vereador relatou que diversas pessoas elogiaram as ações do Dia Municipal da não Utilização de Carros. Cícero Donizete Lima, metalúrgico aposentado, afirmou que este dia é muito importante para conscientizar pessoas de todas as idades a buscar e zelar pela saúde. Outro munícipe, Alberto, a seis anos é praticante do ciclismo e contou que emagreceu 36 kg sendo adepto da modalidade.

“Desde já quero agradecer a funcionária Daniela e todos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito pela iniciativa em trazer esta conscientização de respeito ao ciclista. Trouxe esta lei para cidade de São Carlos, pois  é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente, além de beneficiar a saúde”, afirmou Moisés Lazarine.