Robertinho cobra informações da Prefeitura sobre aplicação de lei de combate à infestação de pombos

O vereador Robertinho Mori Roda (PSDB) apresentou requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a aplicação da Lei 16.256/12, de autoria do vereador, que dispõe sobre dispositivos de combate à infestação de pombos em áreas urbanas.

Segundo Robertinho as aves abrigam-se e constroem seus ninhos em locais altos, formam casais para a vida toda, se os pombos encontrarem facilidade em alimentos ocorre aumento de reprodução e, portanto aumento da população. Várias doenças são provenientes dos fungos encontrados nos excrementos de aves, principalmente de pombos, comprometendo o pulmão e podendo afetar o sistema nervoso central causando alergias, micose profunda, febre, dor torácica, mal estar, anemia, entre outros.

“Os pombos não podem ser mortos, o controle é apenas de repelência, isto é, deve-se afastar e não matar, o que pode ser feito por métodos físicos, com a instalação de barreiras que impeçam o pouso da ave, ou químicos, como uso de géis repelentes, que não matam, não são suportados pelos animais”, declarou o vereador.

O vereador apresentou diversos questionamentos à prefeitura, como qual está sendo o trabalho realizado no município em relação a esta problemática, se existe algum estudo que demonstre os pontos críticos da cidade que tenham invasão de pombos, e qual o procedimento adequado em caso de instalação de pombos.

Robertinho questionou ainda sobre a possibilidade de realização no município de campanhas informativas para que a população possa ser esclarecida sobre como evitar a infestação de pombos que ocasionam doenças, opção já aventada pela referida lei.