Projeto de Lei que permite o acompanhamento de doula em estabelecimentos hospitalares é aprovado na Câmara

Foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça feira (14) na Câmara Municipal de São Carlos, o projeto de lei que “Institui o direito da parturiente de ser acompanhada por doula durante todo o período de pré-parto, parto e pós-parto, em maternidades, casas de parto, e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada no município de São Carlos e dá outras providencias”.

Estiveram envolvidos no projeto os vereadores Elton Carvalho (PSB), Edson Ferreira (PRB), Luis Carlos Fernandes da Cruz (MDB), Luis Enrique Paulino Carmelo (DEM) e Moisés Lazarine (DEM).

“Com este projeto de lei adequamos as maternidades e as eventuais casas de parto da nossa cidade aquilo que preconiza o Ministério da Saúde”, destacou o vereador Luis Enrique (Kiki). “Com esta lei, torna-se possível a mulher gestante realizar seu trabalho de pré-parto, parto e pós parto juntamente com uma doula, sem contudo perder seu direito de outra acompanhante (familiar ou alguém de sua escolha)”, complementou o parlamentar.

Kiki ressaltou sua felicidade como presidente da Comissão de Estudo em Defesa da Vida e da Família mediante esta grande conquista para a cidade de São Carlos. “A humanização do parto é um tema que temos nos debruçado e desejamos dar outros passos nesta direção”, finalizou.

O vereador Elton Carvalho parabenizou aos vereadores por votarem favoravelmente o projeto e, salientou que este é um grande avanço dado pelo município. “As doulas representam segurança, informação e proporcionam maior conforto para as gestantes em um dos momentos mais delicados da gestação que são as fases que integram o parto”, disse Elton.
“Nós como parlamentares devemos estar atentos as demandas que dizem respeito à saúde no âmbito da municipalidade e, este é fruto de um esforço coletivo envolvendo diversos vereadores e ideologias distintas, isto é gratificante”, concluiu.