Vereador Gustavo Pozzi questiona secretário de saúde sobre obras e emendas

Na tarde desta quinta-feira (14), a Câmara Municipal realizou uma audiência pública, em cumprimento à Lei Municipal Nº 12.721/2000, para a apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante a audiência, que contou com a presença do secretário de Saúde, Marcos Palermo, a chefe de Gabinete da secretaria, Vanessa Barbuto, além de outros servidores, o vereador Gustavo Pozzi (PR) pediu esclarecimentos sobre algumas questões que já vem acompanhando há algum tempo.

A primeira dúvida levantada pelo parlamentar estava relacionada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúda da Família (USF) que estão sendo construídas, se haveria pessoal para trabalhar nas unidades assim que fossem inauguradas. A construção das referidas unidades de saúde encontram-se paradas ainda, segundo informado na audiência, devido ao fato de se tratarem de obras antigas de governos passados que demoraram muito a ser feitas e, em decorrência disso, as verbas federais foram perdidas.
Dessa forma, o município deve devolvê-las e usar as do orçamento municipal para dar continuidade às obras.

O vereador questionou também sobre a construção da USF do CDHU, que se encontra em licitação, porém não há verbas planejadas para serem investidas nessa obra este ano. Assim, a previsão de início da construção é para 2019 e a inauguração em 2020. Foi informado ainda que não há disponibilidade de servidores para trabalhar nas unidades de saúde assim que prontas.

Gustavo perguntou ainda, sobre as ambulâncias e os kit odontológicos que foram conquistados por meio do deputado Federal Miguel Lombardi no começo do ano. Segundo os representantes da Secretaria de Saúde presentes na Audiência, a emenda para aquisição dos kits já foi liberada, enquanto a das ambulâncias aguarda ainda sua liberação pelo Governo Federal.