Câmara Municipal de São Carlos

Vereadores visitam o AME e tiram dúvidas sobre sistema de agendamento



O presidente da Comissão Permanente de Saúde e Promoção Social da Câmara, vereador Lucão Fernandes, acompanhado de diversos vereadores, visitou o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na tarde desta segunda-feira (21). Na ocasião, os parlamentares puderam conhecer as instalações do AME, bem como o sistema de agendamento de consultas CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que foi demonstrado por representantes da Organização Social (OS) da Santa Casa de Marília, empresa que dirige o AME.

Estiveram presentes na visita os vereadores, Lucão, Laíde, Luis Enrique (Kiki), Gustavo Pozzi, Sérgio Rocha, Rodson, Moisés Lazarine, Malabim, Edson Ferreira, representante do vereador Robertinho Mori, além do secretário de Saúde, Caco Colenci e de representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara.

O AME atende atualmente 20 especialidades médicas, incluindo cardiologia, ginecologia, dermatologia, oftalmologia, entre o outras. O vereador Lucão destacou que as diversas áreas atendidas contemplam boa parte dos agendamentos de São Carlos. “Existia uma grande demanda que aguardava há muito tempo para receber o atendimento com um especialista. E o AME tem conseguido, aos poucos, atender a esses pacientes e realizar os exames que eram solicitados”, considerou. O ambulatório realiza exames, como Raio X, mamografia, ecocardiograma e colposcopia.

Os vereadores puderam conhecer melhor o funcionamento da central que regula os agendamentos. A CROSS é hoje a principal ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, unindo ações voltadas para regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, propiciando ajuste na oferta assistencial disponível às necessidades médicas do cidadão.

O objetivo almejado pela equipe que gerencia o sistema é reduzir ao máximo a fila de pacientes que aguardam consultar com um médico especialista pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, para isso é necessário reduzir o absenteísmo (ausência do paciente por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente), que ainda é alto. Com base nos dados apresentados, em São Carlos durante o período de 1 a 30 de abril, por exemplo, somente para as consultas de neurologia das 304 ofertadas, somente 297 puderam ser agendadas e somente 241 foram efetivadas.

Os vereadores afirmaram que irão auxiliar na conscientização dos pacientes, reafirmando a importância de comparecer às consultas agendadas, e que isso evita que alguma pessoa fique sem o atendimento.  
O presidente da comissão de Saúde destacou a visita. “Nós vereadores ficamos satisfeitos com a visita e em poder conhecer melhor os números de atendimentos do AME. A Comissão de Saúde está ativa na cobrança por sempre melhorar a qualidade da saúde na nossa cidade”, destacou.