Vereador Elton faz avaliação positiva de audiência sobre atendimento multidisciplinar de saúde

O vereador Elton Carvalho (PSB), membro da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal, presidiu nesta segunda-feira (21) uma audiência pública realizada no Legislativo na qual foram discutidos  assuntos relacionados ao serviço de atendimento multidisciplinar de saúde no município. O evento foi realizado por solicitação do vereador, que teve aprovado por unanimidade o requerimento nº 0643/18.

A audiência contou com presenças do secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Caco Colenci, dos vereadores Lucão Fernandes (presidente da Comissão de Saúde), Dimitri Sean e Paraná Filho e do presidente da OAB local, Renato Soares. Compareceram Vanessa Soriano Barbuto, chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Ana Maria Zabeu, psicóloga do  Ambulatório de Sexualidade Humana, Crislaine Mestre, diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial,  Lindiamara Talita Soares, supervisora centro especialidades, Liz Cadamuro , diretora do Departamento de Controle e Avaliação e Claudia Adão Alves, médica do Ambulatório de Vitimas de Abuso Sexual e Maria Alice Macedo, Defensora Pública.

Ao abrir a audiência, o vereador Elton ressaltou que o evento buscou apresentar as atividades de diversos serviços e ambulatórios de saúde e divulgar à população como acessá-los, quais impactos sociais causados por estes serviços e de que forma os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário os serviços estão o Programa de Atendimento ás Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS); o Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC) e o Ambulatório de Sexualidade Humana, entre outros.

O secretário Caco Colenci, em seu pronunciamento, informou que esteve em Brasília buscando o credenciamento em nível federal de serviços de políticas públicas em São Carlos. Sobre o Ambulatório de Atendimento  a Vítimas de Abuso Sexual ponderou que o CEME não é o ambiente adequado para o atendimento. Ele informou que após reforma do antigo Pronto Socorro Municipal, o local estará apto para abrigar o serviço.

Ao final da audiência, o vereador Elton Carvalho declarou que o evento apresentou um resultado positivo. “Vamos reunir todas as informações e dados obtidos na audiência, formalizar via requerimento as demandas apresentadas e  acompanhar de perto as adequações no prédio do antigo Pronto Socorro”, informou. Ele também se prontificou a verificar os procedimentos de adequação da Prefeitura e as portarias que permitirão ao município cadastrar os programas de atendimento e proporcionar o acesso a verbas ministeriais para manutenção dos mesmos.

“Outro ponto muito importante discutido na audiência foi a iniciativa de viabilizar para a população  informações de qualidade sobre  como, onde e quais os pré-requisitos para acessar os serviços prestados pelos ambulatórios. Isto é fundamental”, finalizou.