Vereador Robertinho Mori congratula escola Bispo Dom Gastão por seus 85 anos

O vereador Robertinho Mori (PSDB) – foto – apresentou na Câmara Municipal uma moção de congratulação à Escola Estadual Bispo Dom Gastão pela comemoração de seus 85 anos. O documento foi aprovado por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (24) e será encaminhado à diretora da instituição, a senhora Eva S. Cozza.

“São 85 anos de trabalho realizado na área educacional, com muita dedicação de seus diretores, professores e funcionários, buscando preparar os jovens para um futuro com maiores possibilidades, através do ensino de qualidade”, declarou o parlamentar.

A escola teve sua criação autorizada por publicação no Diário Oficial de 12 de dezembro de 1933 e foi instalada partir de 1º de janeiro de 1934 em edifício localizado na avenida José Pereira Lopes, nº 39, com o nome de “Grupo Escolar da Vila Prado”. Na época, a unidade atendia alunos da 1ª à 4ª série e tinha como sua primeira diretora a senhora Maria Alice de Camargo.

Em 16 de janeiro de 1947, por meio do decreto nº 16.720, passou a ter como patrono Dom Gastão Liberal Pinto, sendo denominada “Grupo Escolar Bispo Dom Gastão”. Transferiu suas festividades para o dia 22 de abril para homenagear dia de nascimento do patrono.

EDIFÍCIO ATUAL - Em 1957, para atender às exigências da época, a prefeitura deu início ao processo de construção do atual prédio, localizado na rua Doutor Duarte Nunes, nº 294, na Vila Prado. A escola passou a funcionar nesse endereço a partir de fevereiro de 1958, tendo como diretor o professor José Antunes de Oliveira.

No final do ano de 1971, a escola começou a ofertar turmas em dois períodos: de 1ª à 4ª série, como “Grupo Escolar Bispo Dom Gastão”, com direção do professor Francisco de Assis Mendes Bernardi; e de 5ª à 8ª série com a denominação de “Ginásio Ana Prado”, tendo como diretora interina a professora Flora Bernardi, sendo que no ano seguinte, passou a chamar-se “Ginásio Estadual Adail Malmegrim Gonçalves”, sob direção titular do professor Laerte de Freitas.

Em janeiro de 1976 ocorreu a fusão, criando-se o ensino de 1°. Grau de oito anos e foi denominada “Escola Estadual de Primeiro Grau Bispo Dom Gastão”.

EMBLEMA - Em 1983, após concurso interno para a escolha do emblema da escola foi vencedora a aluna Carla Isabel Segnini Gonçalvez, que o criou a partir dos símbolos do bispado, homenageando o patrono da instituição.

Em 1996, com a reorganização escolar da Secretaria da Educação, a entidade passou novamente a atender apenas o ciclo I (1ª à 4ª série) e em 2008 do 1° ao 5º ano. A partir do ano de 2000, passou a denominar-se Escola Estadual Bispo Dom Gastão, contando com vinte e duas salas de aula e demais espaços pedagógicos específicos.

Robertinho Mori destacou que foi aluno da escola nos primeiros anos de sua formação acadêmica tendo um imenso carinho, respeito e gratidão pela escola, que continua formando muitas crianças para se tornarem cidadãos comprometidos, conscientes e críticos.

“Não poderíamos deixar de enaltecer a bela historia dessa instituição, já guardada nas páginas de nossa cidade, congratulando todos os envolvidos e desejando que possam continuar seu trabalho ainda por muitos anos, acreditando que uma educação de qualidade dá alicerces para uma vida de sucesso e realizações”.