Vereadora Cidinha questiona Prefeitura sobre fila de espera para exames e consultas médicas

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) – foto – protocolou na Câmara Municipal um requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre a demanda reprimida de exames e consultas médicas. A parlamentar relatou que tem recebido diversas reclamações de munícipes que necessitam realizar exames, mas são obrigados a aguardar uma longa fila de espera.

Conforme explicou Cidinha, é alta a demanda de pacientes que a procuram com dificuldade de acesso a consultas e aos exames de ultrassom, ressonância magnética, tomografia, audiometria, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, eletroneuromiografia e eletrocardiograma (E.C.G.). Ela também esclareceu que no município existe o setor de Regulação, Controle e Avaliação, que é o órgão responsável por fazer o planejamento e a distribuição das cotas de exames e consultas.

“Nas Unidades de Saúde os pacientes são informados que a espera para realização desses exames é muito grande. Entramos em contato com algumas unidades, que afirmaram não haver vagas disponíveis”, disse a vereadora.

No requerimento a ser encaminhado à Prefeitura, Cidinha pergunta qual é o total de demanda para cada exame e consulta de especialidades, qual é a cota disponível de cada exame por unidade e qual é a quantidade de vagas de consulta para cada especialidade por unidade de saúde.