Câmara Municipal de São Carlos

Vereador Elton questiona falta de médicos nas UPAs e após reunião Prefeitura assegura contratação

 
Na sessão da Câmara Municipal de São Carlos, que ocorreu no dia 30 de março, o vereador Elton Carvalho (REPUBLICANOS) durante sua fala na tribuna, apontou para a Prefeitura Municipal a necessidade do aumento de salário dos médicos plantonistas que atendem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Covidário de São Carlos, pois o quadro encontra-se escasso, e os atuais profissionais que trabalham na linha de frente do enfretamento a atual pandemia estão sobrecarregados. 
 
Logo após a fala do vereador, o atual presidente da Comissão de Saúde Lucão Fernandes, junto com o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso, agendaram uma reunião com toda a comissão (Cidinha do Oncológico e Sérgio Rocha), junto a Prefeitura Municipal para tratar sobre o assunto. 
 
No dia 31, em reunião realizada através da plataforma Google Meet, o vereador Elton Carvalho apresentou o problema para todos os presentes e externou a preocupação: 
“Gostaria de externar minha preocupação com a atual situação da nossa saúde, o sistema está à beira do colapso, com a falta de médicos e profissionais da enfermagem a situação fica ainda mais grave. As pessoas estão aglomerando nos dispositivos de saúde do nosso município em busca de atendimento, tendo que aguardar por horas, e o salário atual dos profissionais que estão na linha frente não é atrativo comparado ao valor ofertado na região. Precisamos de uma solução imediata”, afirmou o vereador Elton Carvalho. 
 
Na reunião estavam presentes o secretário de Saúde Marcos Palermo, o vice-prefeito Edson Ferraz representando o prefeito Airton Garcia, Mario Antunes secretário de Fazenda. Do Poder Legislativo além do vereador Elton Carvalho (REP), estavam presentes o presidente da Câmara, Roselei Françoso (MDB)  os vereadores, Lucão Fernandes (MDB), Cidinha do Oncológico (PP) e Sérgio Rocha (PTB). 
  
Uma análise da possível solução foi encaminhada, e em reunião realizada no último dia 07 de abril que contou também com a Vereadora Professora Neusa (CIDADANIA), a Prefeitura se comprometeu a melhorar o cenário através da contratação de mais médicos, bem como organizar de maneira mais eficiente a logística para o atendimento básico ofertado nas unidades do Programa de Saúde da Família, buscando desafogar os atendimentos de baixa e média complexidade da UPA Santa Felícia em face da sua transformação como referência para atendimento ao COVID-19 na cidade de São Carlos, conforme decreto publicado. 
 
“Estou muito contente com a solução apresentada e os encaminhamentos dados, continuarei acompanhando de perto todos os trâmites e execuções do que foi discutido, principalmente porque teremos reuniões periódicas para analisar e acompanhar o andamento da situação. Precisamos valorizar, reconhecer e gratificar profissionais extremamente importantes como médicos, equipes de enfermagem e os demais servidores que estão na linha de frente principalmente neste momento tão crítico”, afirmou o vereador Elton Carvalho.