Sessão Solene da Câmara Municipal vai comemorar os 105 anos da Escola Estadual Eugênio Franco

A Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira (15), às 19h30, uma sessão solene para comemoração aos 105 anos da Escola Estadual Eugênio Franco. A Escola Estadual Eugênio Franco está localizada à Rua José Bonifácio, n° 675, na cidade de São Carlos (São Paulo).

O prédio que sedia o tradicional estabelecimento de ensino é tombado em nível municipal (FPMSC) e estadual (CONDEPHAAT).O edifício foi concebido no ano de 1906 para abrigar uma escola complementar a ser instalada na cidade. Estas funcionavam como formadoras de professores para o ensino de primeiras letras. As obras foram concluídas em 1909, porém, o projeto de instalação da escola nunca se efetivou e, a partir de 1911, o prédio foi cedido para abrigar a Escola Normal de São Carlos.

Em 1916, quando a Escola Normal foi transferida para prédio próprio, na Avenida São Carlos (atual Escola Estadual Dr.Álvaro Guião), o edifício passou a abrigar a escola modelo anexa à Normal, servindo de espaço de prática para professores em formação. Por decreto de 1919, o prédio tornou-se o Segundo Grupo Escolar de São Carlos, devido à demanda cada vez maior da população da cidade, em pleno desenvolvimento urbano.

Anos depois, a escola passou a denominar-se Escola Estadual Eugênio Franco, em homenagem ao político são-carlense, prefeito no período de 1920 a 1923, por seu contributo à sociedade.

Com expressiva classificação nos índices de avaliação escolar no Estado, a escola combina tradição e história e atende uma clientela escolar de várias gerações de alunos atraídos pela qualidade de ensino que percorre a trajetória da instituição nestes 105 anos.

A sessão solene ocorrerá na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, com transmissão ao vivo pelo canal 20 da Net, pelo canal 49.3 - TV aberta digital, canal 31 da Desktop / C.lig, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.