Câmara Municipal de São Carlos entregou “Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente”

A Câmara Municipal de São Carlos realizou nesta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a entrega do “Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente”, edições de 2022 e 2023, respectivamente à professora Clara Machado dos Santos e ao professor Paulo Mancini, em reconhecimento à relevante contribuição de ambos na defesa da preservação do meio ambiente no município. A realização da solenidade atendeu à solicitação dos vereadores Djalma Nery, Professora Neusa e Fábio Zanchin, integrantes da Comissão do Meio Ambiente, Proteção e Defesa Animal.

O vereador Djalma Nery presidiu a solenidade que contou ainda com as presenças do ex-vereador Lineu Navarro, dos ex-prefeitos Newton Lima e Oswaldo Barba, e do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Orlando Mengatti. Também estiveram presentes as vereadoras Professora Neusa, Raquel Auxiliadora e Laíde Simões.

O  “Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente” foi criado no ano de 2000 pelo Decreto-Legislativo No.428, e se destina a enaltecer o trabalho de pessoas ou entidades que lutam em defesa do meio ambiente, estimulando ações da sociedade.

Chico Mendes, líder seringueiro no Acre, foi reconhecido mundialmente e agraciado com o Prêmio Global 500, da ONU. Notabilizou-se por mobilizar trabalhadores contra o desmatamento da floresta amazônica e propor a criação das reservas extrativistas. Assassinado em 1988, tornou-se o primeiro mártir internacional do meio ambiente.