Cidinha comemora informação do governador de que São Carlos terá AME Cirúrgico

A vereadora Cidinha do Oncológico comemorou a declaração do governador Rodrigo Garcia de que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos “será um AME Cirúrgico, será um Hospital Dia, isso faz parte de nosso programa de governo, inclusive”. A afirmação foi feita à rádio Jovem Pan de São Carlos, durante entrevista concedida pelo vereador a emissoras de rádio e TV do Interior no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira (18).

“Temos 62  AMEs, e queremos transformar todos em AMEs cirúrgicos e, para isso, precisamos de ampliação, prédio novo e assim sucessivamente”, declarou o governador.  Segundo ele, o objetivo será aumentar a capacidade de realização de cirurgias na rede de saúde estadual. “Hoje o estado de São Paulo faz mais ou menos 25 mil cirurgias por mês na nossa rede própria; precisamos ampliar isso porque a demanda está maior”.

“Será um AME Cirúrgico, provavelmente num outro local, porque queremos incluir hemodiálise e oncologia, dois serviços que, quanto mais perto da população, menos sofrimento a população tem. Vamos aumentar a capacidade de cirurgias eletivas de média e baixa complexidade pelos AMEs”, acrescentou Rodrigo Garcia.

A vereadora Cidinha apresentou a reivindicação em maio de 2020 e no ano passado a Prefeitura formalizou o pleito ao governo estadual, para a construção de um AME Cirúrgico em São Carlos. O pedido foi reforçado ao então secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, no dia 2 de julho do ano passado, durante audiência pública do então vice-governador Rodrigo Garcia em São Carlos, ppara tratar da criação da Aglomeração Urbana Central.

No pedido apresentado ao governo, Cidinha argumentou que o Ambulatório Médico de Especialidades, implantado na cidade em 2018, realiza em média 2000 consultas ambulatoriais e 1733 exames mensais, atendendo pacientes de São Carlos, Ibaté, Descalvado, Porto Ferreira, Dourado e Ribeirão Bonito – região que concentra uma população de 402.547 habitantes. A unidade oferece atendimento em 20 especialidades médicas e 23 tipos de exames.

Segundo ela, a implantação de um AME com porte cirúrgico, representará um atendimento na média de 8000 consultas/exames e pelo menos 160 procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

Para a construção do AME Cirúrgico o Município disponibilizou um terreno de 5000 m2, já doado pela Prefeitura ao Governo Estadual (Matrícula 140160), localizado na zona norte da cidade, próximo ao Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos.

A demanda de São Carlos foi oficializada no dia 27 de abril do ano passado pelo prefeito Airton Garcia e teve apoio do Departamento Regional de Saúde III - que encaminhou o projeto - e da coordenação do AME.

Nesta sexta-feira (19), a vereadora Cidinha afirmou que o anúncio de Rodrigo Garcia “sem dúvida é uma notícia auspiciosa e agora esperamos que o governador em breve possa encaminhar providências nesse sentido, pois o AME Cirúrgico representará um ganho significativo em estrutura de atendimento de saúde em São Carlos”.

“Como o governador informou, existem 47 AMEs cirúrgicos no estado, e São Carlos, a maior cidade da região central do estado,  precisa e merece contar com uma unidade de saúde desse porte”, concluiu a vereadora.

Foto
Unidade do AME São Carlos na Avenida Sallum: cidade pleiteia instalação de unidade com capacidade de realizar cirurgias