Vereadora Raquel questiona redução de carga horária de aulas de LIBRAS na EMEB Dalila Galli

Nesta sexta feira (5), a vereadora Raquel Auxiliadora (PT), protocolou na Câmara Municipal um requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a redução da carga horária das aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na escola EMEB “Dalila Galli”. Segundo a vereadora, essa redução de aulas tem preocupado as famílias dos estudantes.

No requerimento, a parlamentar cita uma matéria publicada em 2019, que coloca São Carlos como referência nacional em inclusão social e como 3º município no ranking nacional de qualidade em educação. A matéria apresenta as escolas EMEB “Dalila Galli” e CEMEI “Ida Vinciguerra”, ambas localizadas no Jockey Clube, na Zona Norte da cidade, como destaques no ensino a estudantes com deficiência auditiva.

Apesar deste cenário inclusivo de anos atrás, a redução de carga horária das aulas de LIBRAS pode prejudicar a inclusão social dos estudantes. Assim, a vereadora questiona a justificativa para a redução de oficinas, sabendo a importância destas aulas para crianças surdas adquirirem conhecimento e identidade. Também questiona se esta redução acontece em decorrência de decisão dos profissionais e se as crianças surdas já estão equiparadas às crianças ouvintes em vocabulário, cultura e desenvolvimento intelectual e pedagógico.

Raquel salienta que “uma das principais funções de um parlamentar é fiscalizar as ações do Poder Executivo em consonância com os anseios da coletividade e respeitando os princípios da administração pública”.

Foto:
Vereadora Raquel Auxiliadora: Redução de aulas de LIBRAS preocupa famílias de estudantes