Câmara Municipal realizou solenidade comemorativa aos 60 anos da APAE São Carlos

A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (26), uma sessão solene comemorativa aos 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Carlos (APAE), fundada nesta data no ano de 1962.

A sessão foi presidida pelo vereador Roselei Françoso, presidente do Legislativo e teve como orador oficial o vereador Robertinho Mori Roda. A solenidade contou com presenças dos vereadores Lucão Fernandes, Bruno Zancheta, da presidente da APAE, Marilu Pereira Serafim Parsekian, da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Amariluz Garcia Ferreira, representando o prefeito Airton Garcia, do venerável mestre da loja maçônica Acácia, Pedro Luis Cavasin, e de Laíde Simões, representando o Rotary Clube de São Carlos.

Durante a sessão foi apresentado um vídeo institucional apresentando a trajetória e as conquistas da APAE nestes 60 anos de atividades, enfatizando sua atuação nas áreas da Assistência Social, Educação e Saúde. No encerramento, integrantes da entidade que estiveram presentes ao Edifício Euclides da Cunha foram convidadas a posar para uma foto comemorativa do Jubileu de Diamante da instituição.

O trabalho da APAE é pautado na Declaração dos Direitos Humanos de equiparação de oportunidades, defesa dos direitos e de luta contra todas as formas de exclusão da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento do Tipo Autista.

Atualmente são mais de 580 alunos assistidos matriculados de ambos os sexos, desde o nascimento até a vida adulta, além dos mais de 500 indivíduos atendidos mensalmente nos serviços da saúde (avaliação e diagnóstico, terapia ABA, fisioterapias neurológicas, estimulação precoce, etc)

A instituição busca promover qualidade de vida, bem-estar, desenvolvimento, inclusão social, escolar e no mercado de trabalho de seu público-alvo, sem qualquer ônus às famílias ou responsáveis.

A APAE conta com estrutura física, recursos humanos e materiais para o atendimento de qualidade realizado por equipe multiprofissional (professores especializados, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, nutrição, psicopedagogia, odontologia, psiquiatria, pediatria e enfermagem) possibilitando o desenvolvimento do potencial dos alunos atendidos.

Fotos
Os 60 anos de trabalho da APAE São Carlos foram enaltecidos em sessão solene no Legislativo Municipal