Comissão de Saúde da Câmara Municipal quer união com prefeito de Araraquara para normalizar neurocirurgias

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, presidida pelo vereador Lucão Fernandes e integrada por Cidinha do Oncológico e Sérgio Rocha, pretendem se reunir com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, para buscar equacionar o problema da suspensão de neurocirurgias pelo SUS na cidade vizinha, que passaram a ser realizadas pela Santa Casa de São Carlos.

A realização dos procedimentos foi interrompida em Araraquara no dia 6 de abril, quando a equipe especializada rescindiu contrato com a Santa Casa daquela cidade. Desde então os pacientes foram direcionados para São Carlos.
Para Lucão Fernandes, os poderes públicos de ambos os municípios devem unir forças para buscar uma solução a fim de que o atendimento se normalize o quanto antes. “A transferência é dramática para os pacientes de Araraquara e impacta o sistema de saúde de nossa cidade, que fica sobrecarregado diante do grande aumento da demanda de neurocirurgias”, disse.

O vereador destacou que São Carlos e Araraquara obtiveram êxito sempre que se uniram em prol de demandas mais importantes para a comunidade: “A saúde pública é um direito constitucional e nosso intuito (da Comissão de Saúde) é ajudar Araraquara a recuperar esse serviço e solucionar o impasse criado pela suspensão das neurocirurgias”.

“Todas as vidas importam e essa situação não pode perdurar indefinidamente”, acrescentou.  Na região central do estado – que concentra uma população de 1 milhão de habitantes - , somente as duas Santas Casas tem condições de fazer os procedimentos neurocirúrgicos, que são de alta complexidade. Com a interrupção do serviço em Araraquara, a Santa Casa de São Carlos passou a arcar com toda a demanda.

A Comissão de Saúde já entrou em contato com a assessoria do prefeito Edinho Silva e busca agendar o encontro para a próxima semana e também discutir o assunto com o Departamento Regional de Saúde (DRS-III).