Vereadora Raquel Auxiliadora propõe Plano Integrado de Reorganização da Educação Municipal

Desde o início do ano de 2021, o mandato da vereadora Raquel Auxiliadora (PT) recebe demandas de diversos profissionais da Rede da Educação Municipal de São Carlos, bem como de familiares dos estudantes. Foram informados desde problemas estruturais, como telhas quebradas, banheiros inoperantes e risco de alagamento, até a crônica defasagem de adequação aos protocolos sanitários de combate à pandemia de COVID-19, como a falta de ventilação ou de espaço apropriado ao distanciamento social na maioria das escolas municipais.

De acordo com a vereadora Raquel, não bastando os problemas de ordem estruturais, a Educação ainda enfrenta a falta de profissionais. “Faltam professores, merendeiras, agentes educacionais, controladores de acesso, coordenadores, enfim, todas as categorias estão em defasagem de contratação. A tragédia que vem sendo denunciada há meses, aconteceu”, explica.

Para solucionar os problemas apontados, a vereadora protocolou na terça-feira (30), um requerimento propondo a elaboração de um Plano Integrado de Reorganização da Educação Municipal, com ação integrada de todas as Secretarias da Prefeitura.

Raquel ressalta que a pandemia desnudou ainda mais as desigualdades sociais e de acesso a direitos no país, estado e cidade. “Não foi diferente na educação, nossas crianças, jovens e adultos, os estudantes da rede municipal já acumulam um ano e meio de precariedade em seu aprendizado. A Prefeitura teve cerca de um ano e meio para organizar a recepção segura dos estudantes da rede municipal e não fez”, afirma.

A partir de uma ação integrada das Secretarias, a proposta do Plano Integrado é reorganizar a retomada da educação municipal, visando a adequação estrutural das escolas (reforma e manutenção), adequação sanitária em relação aos protocolos da COVID-19 (testagem, acompanhamento de casos, distribuição de material, protocolo unificado) e segurança da comunidade escolar (alarmes, câmeras). Além de levantamento criterioso do déficit de funcionários e imediata abertura de concurso público para contratação dos profissionais necessários em todas as categorias.

O documento ainda prevê rearranjo pedagógico na tentativa de um maior suporte para os alunos que enfrentaram dificuldades de aprendizado nos últimos dois anos letivos, além de chamamento público à matrícula. “Há muito trabalho a ser feito na Educação Municipal, não podemos deixar para depois e nem empurrar a responsabilidade de um lado para o outro como tem feito o governo Airton Garcia. A educação muda vidas, mas para isso precisa de investimento e atenção do Poder Público”, destacou a vereadora.