Câmara e Prefeitura se unem contra pedágio no km 255 da Rodovia WL

Presidente do Legislativo, vice-prefeito, secretários e vereadores formaram comitiva de São Carlos na audiência da ARTESP realizada em Araraquara na quarta (27)

São Carlos montou uma comitiva formada pelo presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), por pelo menos outros 12 vereadores, vice-prefeito Edson Ferraz, e os secretários Paulo Luciano (Trânsito) e Wilson Marques (Habitação) para protestar contra a instalação de uma praça de pedágio no quilômetro 255 da rodovia Washington Luís durante audiência pública realizada pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) em Araraquara na última quarta-feira (27).

O diretor-geral da ARTESP, Milton Roberto Persoli, apresentou a proposta de concessão que conta com uma previsão de investimentos de R$ 3,5 bilhões para região de São Carlos e Araraquara, o que resultaria, segundo ele, em 68 quilômetros de duplicação, 51 quilômetros de terceira faixa, introdução de ciclovias e outras melhorias.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, o presidente da Câmara de Araraquara, Aloísio Boi, o conjunto dos vereadores daquele município, os parlamentares de Ibaté, representados pelo presidente do Legislativo, Valentim Fargoni, o chefe de gabinete da Prefeitura de Ibaté, Paulo Melo, que representou o prefeito José Parella, e o secretário de Transporte e Trânsito de São Carlos, que representou o prefeito Airton Garcia, foram unânimes em se manifestar contra a instalação desta praça de pedágio.

A ARTESP pretende incluir no edital de licitação da concessão, previsto para ser lançado em fevereiro de 2022, o novo pedágio. Caso aprovado e construído, ele ficaria instalado a 36 quilômetros do pedágio de Itirapina e a 27 do pedágio localizado entre Araraquara e Matão.

“É um verdadeiro absurdo tomar conhecimento deste estudo que prevê um novo pedágio para a nossa região, principalmente neste momento tão crucial que nossa economia atravessa. Vamos lutar com todas as forças contra a implantação deste pedágio”, frisou o presidente da Câmara de São Carlos, Roselei Françoso.

“Somos totalmente contrários a essa nova praça de pedágio, muitos cidadãos de São Carlos serão prejudicados, pois estudam e trabalham nas cidades vizinhas de Ibaté e Araraquara, assim como o inverso também ocorre”, observou o vice-prefeito Edson Ferraz.

“A pandemia nos penalizou demais, a inflação aumentou e o preço do combustível está muito alto. Mais uma despesa no bolso do cidadão é preocupante, não podemos permitir mais uma praça de pedágio” destacou o secretário de São Carlos, Paulo Luciano.

Por São Carlos, estiveram ainda na audiência os vereadores Lucão Fernandes (MDB), Raquel Auxiliadora (PT), André Rebello (DEM), Robertinho Mori (PSL), Elton Carvalho (REPUBLICANOS), Sérgio Rocha (PTB), Dé Alvim (SD), Bira Teixeira (PSD) e Professora Neusa (CIDADANIA). Os vereadores Djalma Nery (PSOL), Cidinha do Oncológico (PP), Gustavo Pozzi (PL) e Bruno Zancheta (PL) enviaram representantes.

Audiência – Na semana posterior ao feriado de 4 de novembro  a Câmara Municipal de São Carlos irá realizar uma audiência pública para ouvir as autoridades estaduais. O dia e horário será divulgado oportunamente.