Audiência pública abordou abertura do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade no IFSP

A Câmara Municipal de São Carlos sediou na tarde desta sexta-feira (23) na sala as sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma audiência pública que discutiu a  criação do curso de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus de São Carlos. A audiência foi presidida pelo vereador Luis Henrique (Democratas), autor do requerimento nº 1097/17, que  contou com presenças do professor  Rivelli da Silva Pinto, diretor do campus de São Carlos do Instituto Federal, Carlos Eduardo Guimarães e do  secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto.

No início da audiência, o diretor Rivelli explicou na tribuna que o IFSP em sua estrutura em São Carlos  fornece 50% de cursos de formação técnica, 30% de nível superior e 20% de formação pedagógica. Nos cursos superiores também está incluída a pós-graduação e nos 20% de formação pedagógica  se insere toda uma gama de licenciaturas e cursos como o de Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Localizado na área norte da Universidade Federal de São Carlos, o IFSP conta com pouco mais de mil alunos.

O planejamento para abertura de cursos na instituição – focados em demandas regionais - prevê a realização de audiência pública, conforme informou o diretor do campus local. Esta, segundo ele, é uma característica do curso de Especialização em Educação, cujo alcance poderá a seu ver ultrapassar as fronteiras do município.

Rivelli comunicou que o IFSP está iniciando programa de cooperação com a municipalidade, oferecendo curso de formação a professores e servidores da rede municipal e também aberto a toda a comunidade. “Nossa meta é bem utilizar o espaço e os recursos públicos em benefício da sociedade local”, declarou.

Outra informação do diretor do Instituto, autarquia originária das escolas federais, é que em São Carlos os eixos da instituição se situam nas áreas de Informática, Gestão e Aeronáutica.
Em seguida, o professor Carlos apresentou detalhes da criação do curso que será oferecido aos sábados a partir de 2018 e as justificativas para sua implantação. Segundo ressaltou, a abertura do curso na área de educação coroa o processo de implantação do campus em São Carlos, dando-lhe um caráter verticalizado. O IFSP terá curso de pós-graduação na área de formação de professores, para atender à demanda de complementação da formação pedagógica na cidade e região. Também  se cogita oferecer 20% de vagas na disciplina na educação a distância. Entre os vereadores presentes se manifestaram Rodson Magno do Carmo (PSDB) e Azuaite França (PPS).