Azuaite destaca importância de conscientização para criar “nova cultura” no trânsito da cidade

O vereador e presidente regional do Centro do Professorado Paulista, Azuaite França (PPS) - foto -, destacou a importância da realização, na Semana Nacional de Trânsito – de 18 a 25 de setembro – da campanha educativa “A Rua é de Todos. A preferência é do pedestre”, que visa conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

A busca da redução do número de acidentes de trânsito na cidade passa, segundo ele, pela realização de campanhas como esta, que deve ser continuada para alcançar o objetivo de criar uma nova cultura de respeito e civilidade no sistema viário. Azuaite protocolou na Câmara Municipal no mês de maio deste ano o Projeto de Lei No.113, que propôs a realização de uma campanha de orientação para uso seguro da faixa de segurança de pedestres. A seu ver somente um trabalho educativo pode contribuir para “mudar a cultura em nossa cidade nesta relação entre motoristas e pedestres”.

O foco do projeto de sua iniciativa tem inspiração em experiências que deram certo em outras cidades do país, como Brasília, onde foi implantado há vinte anos, é a campanha "travessia segura". Visa  orientar, ensinar e direcionar os pedestres e motoristas do Município a cumprir o disposto no artigo 70 da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro-CTB).  Pela proposta, a implementação dessa iniciativa poderá ser custeada com recursos provenientes de multas.

RECEPTIVIDADE -  Ao apoiar por meio de seu mandato na Câmara Municipal e através do Centro do Professorado Paulista a promoção da campanha desenvolvida nesta semana, o parlamentar enalteceu o empenho da administração municipal, da Secretaria Municipal de Educação e da diretoria regional de Ensino para desenvolver esse trabalho. Ressaltou que a campanha vem alcançando excelente receptividade entre a população são-carlense, que reconhece a necessidade de uma mudança de atitude no trânsito. “Esta é uma campanha que envolve toda a sociedade – o poder público, as instituições, os cidadãos -, porque se trata de evitar acidentes e preservar vidas, humanizando o ambiente em que vivemos. Todos devem e podem fazer sua parte”.