Câmara Municipal comemora 60 anos da Escola Jesuíno de Arruda

A Câmara Municipal de São Carlos realizou na ultima quinta-feira (17), na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene comemorativa aos 60 anos da Escola Estadual “Jesuíno de Arruda”. Instituída originalmente como “Ginásio Estadual de Vila Prado”, a tradicional escola conta atualmente com 2200 alunos no ensino fundamental e médio.

O vereador e educador Azuaite França (PPS), que lecionou naquela instituição na maior parte de sua carreira no magistério, foi o orador oficial da cerimônia. Assinalando a sua satisfação em ser o orador oficial da sessão solene que enalteceu a trajetória do estabelecimento de ensino, Azuaite disse que o aniversário da escola é um momento ideal para “estabelecer uma ponte entre o que se foi e o que virá”, apontando boas perspectivas para a escola, a partir da mobilização de todos.

A sessão solene foi presidida pelo vereador e presidente da Câmara, Julio Cesar (PR), e contou também com a presença de Débora Gonzáles Costa Blanco, dirigente da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, Walter Libardi, vice-reitor da UFSCar, representando a reitora Wanda Aparecida Machado Hoffmann, o ex-vereador Mauricio Ortega, os vereadores Gustavo Pozzi (PR) e Robertinho Mori (PSDB), e a diretora da E. E.  “Jesuíno de Arruda,” Priscila Helena Bianchini Lopes.

Segunda escola pública a oferecer o ensino médio no município, a Escola Estadual “Jesuíno de Arruda” foi idealizada pelo professor Luis Augusto de Oliveira e teve sua criação oficializada em 3 de julho de 1957, através da lei No. 3946 de iniciativa do ex-deputado estadual Vicente Botta. Sua instalação deu-se no dia 7 de março de 1958, funcionando provisoriamente no prédio do Grupo Escolar Bispo Dom Gastão.

No dia 4 de Novembro de 1959 passou a funcionar em seu prédio próprio localizado no final da Av. Dr. Teixeira de Barros, passando a se chamar Ginásio Estadual Jesuíno de Arruda, em homenagem ao fundador de São Carlos, Jesuíno José Soares de Arruda.

A sessão solene realizada nesta quinta-feira faz parte da programação comemorativa ao aniversário da escola, que inclui, entre outras atividades, plantio de 60 mudas de árvores,  inauguração de um novo espaço de estudo na escola,  realização de foto oficial, apresentação musical, premiação do aluno destaque, homenagem aos alunos articulistas e promoção de gincana e passeio ciclístico.