Vereadora Cidinha inicia preparação para realização do Fórum Estadual de Redução de Danos

Na última semana, a vereadora Cidinha do Oncológico (SD) se reuniu com o secretario de Comunicação, Mateus de Aquino, o psicólogo João Mauricio Gimenes Pedroso e o servidor de carreira do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e também psicólogo, Fernando Calzavara de Oliveira para discutirem a realização do Fórum Estadual de Redução de Danos pela primeira vez em São Carlos, cujo tema é drogas e álcool.

O evento faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo reduzir os prejuízos do uso de substâncias através de orientação ao usuário, afim de que o quadro de saúde não seja agravado. Além disso, buscam capacitar os profissionais da rede que lidam com esse público.

O psicólogo Fernando explica que intenção do fórum é prevenir o mau uso de substâncias psicoativas, recuperar os que estão afetados e promover a saúde com qualidade de vida “Adotar o RD à política pública no município possibilita o entendimento sobre o assunto e qualifica os profissionais para lidarem com pessoas vulneráveis que não querem tratamento”.

Segundo a vereadora Cidinha, é dever do Estado e município cuidar das questões de saúde e focar em práticas que possam melhorá-las. “Infelizmente as drogas e o álcool são uma realidade, mas devemos tratar da melhor maneira possível.” E acrescenta que continuará lutando por uma saúde de qualidade e mais humana para a população.

O primeiros encontros estão previstos para 27 de setembro, 25 de outubro e 29 de novembro, das 18 às 21 horas com os respectivos temas: “A experiência do cuidado aos usuários de drogas na cidade de São Paulo”, “Políticas públicas e a interface com a política sobre drogas” e  “O cuidado aos usuários de drogas: a realidade de São Carlos.