Marquinho Amaral: Conquista de novos leitos no HU-UFSCar comprova êxito da federalização

O vereador Marquinho Amaral (PMDB), compareceu na manhã desta terça-feira (19), representando o deputado federal Lobbe Neto, à  inauguração de novos leitos e da infraestrutura construída no Bloco C do Hospital Universitário "Prof. Dr. Horácio Carlos Paneppucci" (HU) da Universidade Federal de São Carlos. A solenidade realizada no hall de entrada do HU, contou com presenças da reitora da UFSCar, Profa.Dra.Wanda  Hoffmann, do vice-prefeito Giuliano Cardinalli, do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Kleber Morais, do diretor de atenção à saúde daquela Ebserh, Arnaldo Medeiros, da superintendente do HU-UFSCar, Angela de Oliveira Leal, do gerente administrativo Gilberto Taboga, dos vereadores Elton Carvalho e Cidinha do Oncológico, entre outras autoridades, docentes, servidores e alunos da  Universidade.

Marquinho destacou que a ampliação do hospital representa uma grande conquista para a saúde pública em São Carlos. “Participei dessa conquista sendo um dos que mais lutou pela federalização do  hospital quando fui presidente da Câmara”, afirmou. “Na época foi difícil convencer o prefeito, que não queria federalizar o hospital que era municipal e a Prefeitura não tinha como bancar. Com essa luta e convencimento foi possível transferir  o hospital para o âmbito federal, viabilizando novos investimentos em obras”, completou.

Os 54  novos leitos disponibilizados foram assim distribuídos: internação de adultos (32), pediatria (12), saúde mental (8) e isolamento (2). Além do aumento de 33 leitos foram inaugurados também posto de enfermagem, sala de preparo de medicação, sala de prescrição, atendimento multiprofissional, sala de procedimentos, sala de reabilitação, brinquedoteca, sala de convivência, copa de distribuição de dietas, rouparia, sala de utilidades, depósito de material de limpeza e sanitários. Os novos leitos e as demais estruturas já estão sendo utilizados desde o início de outubro para atendimento aos pacientes. O valor da obra foi de cerca de R$ 4,9 milhões com recursos provenientes de convênio com o Fundo Nacional de Saúde.

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal criada em 2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País.