Roselei Françoso pede informações sobre o programa de alfabetização MOVA São Carlos

O vereador Roselei Françoso (Rede) apresentou requerimento solicitando varias informações da Prefeitura a respeito do MOVA São Carlos – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Roselei pede informações sobre prazo de vencimento e renovações das parcerias e convênios firmados, bem como da perspectiva de melhorar o atendimento e também o apoio aos professores.

O vereador afirma que, segundo informações do Censo de 2000, São Carlos possui cerca de oito mil jovens e adultos que nunca tiveram oportunidade de estudar. Desde 2002, este quadro vem sendo alterado através da participação de educadores populares em programas de alfabetização como Mova São Carlos e Brasil Alfabetizado.

Roselei destaca que a parceria com o governo federal, o Programa Brasil Alfabetizado, é um projeto que atua articulado com o Mova - Movimento de Alfabetizado de Jovens e Adultos e é destinado às pessoas acima de 15 anos que ainda não iniciaram a alfabetização.

“Temos recebido demandas de Santa Eudóxia, Aracê de Santa Antônio, Água Vermelha, Assentamento Santa Helena, Nova São Carlos e Capão das Antas,” salienta o parlamentar.

O MOVA possui hoje 11 salas de aula, atendendo 144 alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Essas salas estão distribuídas em diversas entidades de nosso Município como ACORDE, Centro Comunitário do Antenor Garcia (2 salas), CREA –CENTRO POP, Comunidade Divina Misericórdia, ONG Formiga Verde, Pastoral São João Batista, Comunidade de Santa Rita de Cássia, Centro Comunitário Castelo Branco, Centro Comunitário São Carlos VIII e Comunidade Santa Madre Cabrine.